Projeto - Rogério Zerbinato

Sustentabilidade Digital

Um canal de divulgação sobre sustentabilidade, que utiliza a tecnologia e as ações na internet como foco da informação.

Visão: Sustentabilidade Digital constituir-se-á em um dos principais centros de atração, produção e divulgação de informações ligadas ao mundo digital a serviço da sustentabilidade, reunindo e disseminando conteúdos de portais relacionados ao tema, com o objetivo de contribuir para que a sociedade, cada vez mais interligada através da internet, seja um elemento atuante e fundamental na construção de um mundo mais justo, solidário, democrático, igualitário e sustentável.

Missão: Contribuir para a disseminação da Agenda da Sustentabilidade tendo a tecnologia digital como ferramenta para a inserção da sociedade nesta discussão, estabelecendo diálogos, vínculos, intercâmbios e parcerias com todos os organismos e entidades que compartilham dos mesmos propósitos na busca de um mundo cada vez mais globalizado, sustentável, em benefício da humanidade, de todos os seres vivos e do futuro do planeta.

Objetivo: Reunir, divulgar e produzir conteúdos, utilizando exclusivamente a internet como convergência de todas as mídias tradicionais e não tradicionais, a serviço da Sustentabilidade.


Cidades Sustentáveis:

Experiências positivas das localidades que já estão comprometidas com a Agenda da Sustentabilidade e que desenvolvem programas, projetos e ações visando o restabelecimento do equilíbrio entre o homem e o meio em que ele vive, como forma de preservar o planeta, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e garantir a vida presente e das futuras gerações.

Metade da humanidade vive atualmente nas áreas urbanas. Em 2030, serão 60% da população mundial vivendo nas cidades. No Brasil, a população urbana chega a 85%. Na maioria dos casos, o crescimento das cidades é desordenado, tanto em tamanho quanto em população e, como consequência, aumentam a cada dia os já conhecidos e graves problemas dos grandes centros urbanos que comprometem o equilíbrio social, espacial e ambiental.


Mundo Sustentável

Diante deste quadro, vamos enfocar duas vertentes que são fundamentais para contribuir com que a crise ambiental não aumente:
1) O conceito de ecoeficiência, ou seja, mudanças nos padrões de produção visando utilizar menos recursos como água, energia e embalagens.
2) O consumo responsável e consciente, combatendo o desperdício e adotando critérios seletivos mais comprometidos com a preservação ambiental e a justiça social.
• Estudos mostram que desde os anos 80 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los. Já estamos vivendo sob a ameaça de esgotamento destes recursos, o que compromete seriamente a perspectiva de continuidade da espécie humana nos próximos séculos.

Tecnologias Verdes:

Avanços tecnológicos aliados à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Experiências e novidades da tecnologia nas mais diversas áreas comprometidas com a baixa emissão de poluentes, menor utilização dos recursos naturais e sem agressão ao meio ambiente.

Empresas Sustentáveis:

A Internet como instrumento fundamental da nova era, mobilizando a sociedade, rompendo barreiras e fronteiras na busca de um mundo mais sustentável. O exercício da cidadania, o compartilhamento de informações e o cyberativismo como marcas do Século XXI.