Hoje, 54 por cento da população mundial vive em áreas urbanas e isso deverá crescer para 66 por cento em 2050, de acordo com o Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais.

Um estudo da ONU em julho projetou que a urbanização - combinado com o crescimento da população - poderia adicionar mais 2,5 mil milhões de pessoas para as populações urbanas em 2050, com cerca de 90 por cento do aumento concentrado na Ásia e na África. O maior crescimento urbano terá lugar na Índia, China e Nigéria. Juntos, eles serão responsáveis ​​por 37 por cento do crescimento projetado da população urbana do mundo entre 2014 e 2050.

O rápido crescimento das cidades - em tamanho e população - coloca inúmeros desafios para o consumo de recursos, o impacto ambiental, energia e segurança da água, entre outros.

Para resolver estas questões, várias organizações de todo o mundo lançaram iniciativas para ajudar as cidades se tornam mais sustentável e resistente a choques e tensões - um movimento oportuno, considerando-se os planos de govenrments asiáticas para a construção de centenas de cidades inteligentes nos próximos anos.

Aqui é a nossa escolha dos 5 melhores desenvolvimentos este ano:

1. cidades resilientes do futuro
Resiliência foi um tema notável que surgiu no discurso global sobre cidades em 2014. A Fundação Rockefeller no início deste mês acolheu 35 cidades ao redor do mundo em sua rede de 100 Cidades Resilientes na segunda fase da sua iniciativa de US $ 100 milhões, que prevê técnica e financeira apoio às cidades para se preparar para os desafios, como desastres naturais, alimentos e segurança da água, o estresse em infra-estrutura pública e poluição.

Nove cidades da Ásia Pacífico estavam entre os 35 os selecionados, incluindo Bangalore, na Índia; Deyang e Hangshi da China; Phnom Penh, no Camboja; Cingapura; Toyama, Japão; Sydney, Austrália; e Wellington City, da Nova Zelândia. Cada cidade receberá financiamento de contratar um chefe Resiliência oficial para liderar o processo, e apoio técnico para desenvolver e implementar uma estratégia de resiliência.

O anúncio seguiu-se um novo livro, o dividendo Resiliência , escrito pelo presidente da fundação Judith Rodin. Através de estudos de caso de todo o mundo, ela descreveu a forma como as pessoas, organizações, empresas, comunidades e cidades desenvolveram resistência em face de desafios de outra forma catastróficas.

2. A era das cidades inteligentes na Ásia
O conceito de "cidade inteligente" - em que as tecnologias digitais são usados ​​para aumentar a eficiência dos recursos e bem-estar dos cidadãos - decolou de uma forma significativa na Ásia, com Índia e China ao longo de anunciar planos para construir centenas de novas cidades inteligentes no futuro.

Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi anunciou a visão de construir 100 cidades inteligentes por uma data não especificada, que seria equipado com comunicação oi-tech e tecnologia da informação. Esses funcionários poderiam ajudar a resolver problemas como o congestionamento do tráfego mais rápido, e também atrair investidores estrangeiros, disse Modi.

Especialistas em desenvolvimento urbano no entanto foram céticos sobre a ambição, apontando que as necessidades básicas como a habitação segura e acesso a saneamento primeiro deve ser assegurado para mais pobres da Índia, antes de passar aos avanços tecnológicos.

China também anunciou um fundo de US $ 8 bilhões para investir em tecnologia cidade inteligente este ano . Ele também está colaborando com a Microsoft sob sua iniciativa CityNext para transformar 200 cidades chinesas em smart-cidades , utilizando a computação em nuvem, os mega dados, mobilização e articulação social. A linha do tempo para este não foi revelado.

3. Cingapura e Andhra Pradesh revelar planos para uma S $ 21000000000 nova capital
Em que é sem dúvida o maior negócio do ano para cidades na Ásia, o governo de Cingapura em dezembro assinou um acordo com o estado indiano de Andhra Pradesh para planejar e desenvolver nova capital do estado e suas regiões vizinhas em conjunto - que é cerca de dez vezes o tamanho de Singapura.

Como parte do S 21.360 milhões dólares projeto, Singapura irá criar o masterplan para a cidade e desenvolver a primeira seção de oito quilômetros quadrados, com representantes do estado de Andhra Pradesh. Este plano irá incluir detalhes sobre a infra-estrutura logística, como portos e aeroportos; energia, água e saneamento utilitários; e instalações industriais para apoiar a fabricação.

S Iswaran, segundo ministro de Cingapura para o comércio e indústria, observou que, além de criar um novo centro vibrante e sustentável da cidade de Andhra Pradesh - o que exige uma nova capital após seu capital atual de Hyderabad será anexado pelo recém-formado estado de Telangana - o projeto também fornecer oportunidades de negócios para Cingapura para contribuir com a sua experiência em planejamento urbano e governança.

Cingapura, que ajustou suas vistas sobre como se tornar um líder de cidade inteligente na Ásia, também lançou várias novas iniciativas, incluindo uma S projecto 73 milhões dólares para modelar toda a cidade em 3D , o que por sua vez serve como uma plataforma para a localização de instalações no bairro, análise do fluxo de pedestres, e otimizar a prestação de serviços municipais.

4. A globalização das cidades - World Cities Summit 2014
Em junho, mais de 130 prefeitos e líderes da cidade, juntamente com as empresas, organizações internacionais, pesquisadores e planejadores urbanos discutidas estratégias para desenvolver cidades mais resilientes, sustentáveis ​​e habitáveis ​​no World Cities Summit 2014 , em Cingapura.

Especialistas na cimeira apelou para os governos para demonstrar liderança corajosa e honesta para garantir cidades sustentáveis ​​e prósperas, e expressou otimismo sobre as perspectivas para o crescimento urbano sustentável na Ásia. Várias novas colaborações foram anunciados, incluindo o lançamento de um fundo de doações por agências governamentais de Cingapura JTC Corporation e da Primavera de Cingapura para apoiar o test-cama de tecnologias sustentáveis, e uma renovada colaboração entre o Urban Land Institute dinamarquês e Centro de Cingapura para habitáveis ​​Cidades para fazer Singapore mais propício para caminhadas e ciclismo.

5. Cidades assumir a liderança no combate às alterações climáticas na Cimeira do Clima da ONU
Líderes de mais de 200 cidades ao redor do mundo se comprometeram a ampliar seus compromissos com a intensificação dos esforços de Resiliência Climática, programas de eficiência energética e mecanismos de financiamento . Esta iniciativa coletiva, conhecido como o Pacto de Autarcas, ajudaria a reduzir as emissões de gases greenhoues por 454 megatoneladas em 2020.

A escala deste compromisso, combinado com um crescente reconhecimento de que as cidades estão cada vez mais crescente em influência econômica e tamanho da população, levou observadores a comentar que " cidades vai resolver a mudança climática, não nações ".
 
Ministério das Cidades lança portal sobre desenvolvimento urbano sustentável
Site habilita participação da sociedade na produção do relatório que Brasil apresenta durante conferência da ONU
 
Programa de mobilidade urbana, aluguel de carro HAMO da Toyota, será lançado na França
35 de três rodas Toyota i-ROAD e 35 de quatro rodas Toyota Auto COMS estarão disponíveis para viagens curtas na cidade contando com 27 estações de carregamento
 
Mercado de carros conectados e autonomos começa a se tornar realidade
Google, Mercedes-Benz e e Volkswagen receberam licenças emitidas pelo Departamento de Trânsito da Califórnia (EUA) para operar carros de auto-condução em vias públicas.
 
Uma cidade sem carros até 2025?
Moradores de Helsinki não terão razões para andar de carro até 2025
 
São Paulo fracassa nas políticas climáticas
Em vez de uma redução de 30% na emissão de gases, houve um crescimento de 7,2%
 
Sustentabilidade e economia fazem shopping de Recife investir em energia solar
Um dos primeiros centros de compras do país a produzir parte de sua própria energia.
 
Governo aprova propostas de logística reversa nos setores de embalagens e lâmpadas
Acordos setoriais passarão por consultas públicas
 
Soluções para Cidades Inteligentes - Iluminação Pública
Como funciona hoje e como funcionará a dinâmica da manutenção da Iluminação Pública após a data limite para conclusão da Transferência dos Ativos de Iluminação Pública depois do dia 31 de Dezembro de 2014.
 
Net Zero Energy - Escola sustentável em Nova Iorque
Localizada em um terreno de 3,5 hectares, a escola terá 444 alunos e está prevista para ser concluída em 2015
 
Material ativado com luz solar mata pernilongo da dengue
A tecnologia pode ser utilizada em qualquer lugar onde houver a possibilidade de acúmulo de água, como vasos de plantas, calhas e caixas d'água.
 
Aplicativo Cidadão Online permite ao cidadão reclamar e questionar dos problemas na cidade para a prefeitura
Todas as informações enviadas pelo munícipe são monitoradas através do Google Maps e são organizadas por tipo de serviço,
 
Ônibus elétrico recarregado diretamente pela estrada durante as suas operações
Transmissão de energia elétrica da rede para o veículo, por meio da tecnologia de indução de carga.
 
Elétricos e híbridos terão desconto no IPVA em São Paulo
Os veículos sustentáveis só serão beneficiados se custarem até cerca de R$ 150 mil.
 
São Paulo começa a elaborar novo plano diretor de ciência, tecnologia e inovação
O plano também identifica setores especialmente importantes para apoio do Estado, tais como bioenergia, biodiversidade, oceanografia e saúde.
 
i.light - Cimento Transparente: Inovação para construções mais sustentáveis
Painel de concreto com pequenos orifícios, distantes entre dois e três milímetros, que são preenchidos com resina.
 
Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas vai focar estudo nas cidades
A população urbana em 2050 é esperada para ser de 5,6 [bilhões] a 7,1 bilhões de pessoas. Quase 70% da população mundial vão estar nas cidades
 
Projeto “Otima Cidade” transforma abrigos de ônibus em centros de informações
O objetivo é mapear tudo o que acontece ao redor dos abrigos de ônibus
 
Uma transformação radical na modernização de energia de Nova Iorque
Melhorar os mercados de varejo e atacado e garantir o sucesso de programas de eficiência energética e energia limpa
 
São Paulo terá 120 praças com internet livre até julho, diz Prefeitura
Atualmente, cinco praças já estão em estágio avançado e aguardam apenas a ligação da rede elétrica,
 
Mapa global destaca medidas de transporte de baixo carbono
Iniciativas de transporte em cidades de todo o mundo que criaram formas mais sustentáveis para a população
 
Energy Playground - Festival em Coachella tem gangorras para a geração de Energia
Gangorras nomeadas de Global Inheritance Energy Seesaw
 
Cidades usam o seu poder rumo ao desenvolvimento sustentável
Cidades de todas as regiões do mundo estão se unindo no compromisso de um futuro de energia renovável.
 
Conversão do equipamento de solo do aeroporto Seattle economiza 2,8 milhões dólares de combustível e 10.000 toneladas de emissões anuais
Um projeto 31000000 dólares
 
Yahoo! Aumenta a eficiência energética de 37% em Data Center
Redução de 4,6 milhões de kWh anualmente no centro de dados do Yahoo em Quincy,
 
Primeiro Ônibus Escolar Elétrico começa a rodar nos EUA
transporta até 25 alunos e tem um alcance de 80 ou 100 milhas
 
Cidades revelam expansão e aceleração de ações climáticas
os líderes participantes fizeram diversos anúncios para demonstrar o importante papel que as áreas urbanas têm no combate ao aquecimento global.
 
Dez cidades norte-americanas se unem para melhorar eficiência energética e reduzir emissões
O setor de edificações é responsável por 75% das emissões de gases do efeito estufa
 
USP, Unesp e Unicamp disponibilizam produção científica na internet
O portal reunirá teses, dissertações, artigos, livros, resumos e trabalhos completos apresentados em reuniões e congressos científicos, entre outras publicações
 
Navia - Transporta oito pessoas, elétrico e sem motorista
Projeto de US $ 10 milhões da empresa de tecnologia francesa Induct
 
Cinema movido à energia solar realiza sessão de curtas para ciclistas
A estação móvel de arte, cinema e sustentabilidade: CINESOLAR, faz parte da programação da 24º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo no evento Cine-Cicletada
 
Nova York cria plano bilionário de proteção contra mudanças climáticas
Um plano de US$ 19,5 bilhões de dólares para obras que protejam a cidade o impacto das mudanças climáticas.
 
Primeira biblioteca verde do mundo abre suas portas em Cingapura
Crianças em My Tree House podem aprender sobre o meio ambiente através de uma experiência multi-sensorial, que inclui uma "árvore do conhecimento"
 
Maior hidrelétrica do mundo será construída na África
A maior hidrelétrica do mundo será construída no Rio Congo, o maior rio do mundo depois do Amazonas.
 
Nova estação de metro da Arábia Saudita, exemplo de arquitetura sustentável
Zaha Hadid Architects ganhou uma competição para projetar uma estação de metro em Riad, capital da Arábia Saudita.
 
Cidade chinesa cortará energia de empresas poluentes
Tangshan, a principal produtora de aço do país, irá cortar o fornecimento de energia para 199 empresas altamente poluentes a partir de 20 de maio
 
Confira as 120 praças que terão internet sem fio gratuita na cidade de São Paulo
No dia 10 de maio, às 10h, Audiência Pública para discutir o Projeto Praças Digitais
 
Prefeitura de São Paulo planeja criar 120 pontos de internet gratuita na cidade
o assunto será objeto de audiência pública marcada para o próximo dia 10.
 
Kart elétrico e pista ecofriend em Londres
Estes karts elétricos são projetados de tal forma que eles não emitem quaisquer gases nocivos e ruídos
 
Casas de bambu flutuantes contra enchentes
Cada uma dessas casas sustentáveis custará cerca de 1.500 euros.
 
Mirebalais Hospital Solar, saúde e meio ambiente
Para gerar energia ao hospital foram instalados 1.800 painéis solares em seu telhado
 
Prefeitura de SP pode implantar sistema de aluguel de bikes com Bilhete Único
Serão disponibilizadas 50 mil bikes para aluguel com o Bilhete Único
 
Para cada menina nascida em Piplantri, na Índia, são plantadas 111 árvores na aldeia.
Cada família deve também cuidar de árvores como eles iriam cuidar de suas filhas
 
A empresa Arup, revala ao mundo o 1º Edifício integralmente alimentado por algas
Primeiro edifício do mundo integralmente alimentado por algas está sendo testado em Hamburgo, na Alemanha, pela empresa de engenharia Arup.
 
Guarda Municipal de Santos usa bikes produzidas com garrafas PET
As bikes produzidas com material reciclado serão testadas na orla até o dia 25 de abril.
 
Novas ferramentas para popularizar a energia solar no Brasil
Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina apresentou nessa terça-feira um Guia e um Simulador que prometem facilitar a construção de pequenas instalações fotovoltaicas
 
Outdoor no Peru transforma ar em água potável
Captura a umidade do ar e, com a ajuda de filtros, produz água.
 
Medellín é eleita a cidade mais inovadora do mundo
Capital colombiana desbancou mais de 200 concorrentes na busca do título
 
São Paulo deixa de cumprir meta de redução das emissões de gases-estufa
De 2009 para 2010, o total de emissão de gases saltou de 15.115 para 16.087 gigagramas. Em 2011, o número chegou a 16.430 gigagramas.
 
Com investimento de R$ 60 milhões, MT ganha a 1ª fábrica de biodiesel do Brasil
Produção de 150 mil m³ de combustível verde, metade da capacidade instalada, segundo o presidente da empresa, Pedro Parente.
 
Obra da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, chega ao último ano com certificação de sustentabilidade
Localizado na Praia de Botafogo, o conjunto projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer chama atenção também pela preocupação com a sustentabilidade
 
A Índia anuncia a sua primeira Cidade Solar- 2.000 kWp
A cidade indiana de Agra, antiga capital do subcontinente indiano e casa do Taj Mahal, tornar-se a primeira cidade solar do país.
 
City of the Year Medellín vence a competição global
As três cidades finalistas foram Medellín, Tel Aviv e Nova York.
 
Polo Industrial de Manaus investe em sustentabilidade e ‘produtos verdes’
Reciclagem, baixa emissão de gases e economia de energia são novas políticas
 
Pró-Rural terá aporte de R$ 22,2 milhões no Amazonas
Objetivo é potencializar a produção em bases sustentáveis, com a disponibilização de tecnologias desenvolvidas em centros de pesquisas.
 
Maiores cidades do Brasil devem participar de pesquisa global sobre mudanças climáticas
O CDP Cities oferece uma ferramenta para as cidades divulgarem e, ao mesmo tempo, entenderem riscos e oportunidades provenientes das mudanças climáticas para seus cidadãos e para os negócios locais.
 
Future Building: customização em massa de moradias sustentáveis
Customização em massa de moradias com baixo consumo de energia e mínima emissão de CO2.
 
Arquitetos israelenses vão construir ponte feita com contêineres
Estrutura será construída em parque ecológico e terá decks especiais para que visitantes aproveitem a vista da região
 
Green Dot Awards - Casa Godiva vence um dos mais prestigiados prémios internacionais de arquitetura sustentável
Atelier luso ganha prémio de arquitetura sustentável
 
Kalundborg, maior parque eco-industrial
A rede tornou-se o primeiro do mundo em larga escala parque eco-industrial.
 
FÁBRICA VERDE
Projeto de reciclagem de computadores transforma lixo eletrônico em inclusão digital, gerando emprego e renda em comunidades pacificadas
 
BM&FBOVESPA e BNDES apresentam nova carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2)
ICO2 estimula empresas a adotarem práticas transparentes sobre emissões de gases do efeito estufa
 
Casa produzida com papel reciclado é inaugurada na Alemanha
Essa “Casa Papel” mostra como o papel reciclado pode durar bastante e ainda ser útil como material de construção
 
Energias renováveis para cidades sustentáveis
Hoje, a urbanização caótica causa um gigantesco ônus à qualidade de vida e à saúde humana e ao ambiente, contribuindo para a instabilidade social, ecológica e econômica
 
Usina solar começa a ser instalada na cobertura do estádio do Mineirão
Operação comercial da usina, com capacidade de 1,4 MWp, está prevista para março de 2013
 
Prédios de Chicago passam a utilizar tecnologias sustentáveis
O foco é a eficiência energética tanto em edificações residenciais quanto nas comerciais.
 
Rio de Janeiro terá bolsa verde para negociar ativos ambientais
A BVRio foi criada objetivando atender às necessidades e exigências contidas no novo Código Florestal, que determina que todos os imóveis rurais são obrigados a manter uma reserva legal (RL) – área de vegetação nativa.
 
Projeto Estrada Sustentável
Evento aborda os temas Infraestrutura e Mobilidade Inteligente. Projeto busca desenvolver frente de ações sustentáveis no eixo Rio-SP.
 
Wi-Fi gratuito nas praias do Rio de Janeiro
O projeto denominado “Orla Rio Digital” irá fornecer Internet gratuita para a população, frequentadores e turistas das praias cariocas.
 
Cientistas estudam cidades para achar benefícios do aquecimento global
Pesquisadores da Universidade de Columbia avaliarem crescimento de plantas em Nova York e descobriram que aumento de CO2 melhora crescimento de árvores
 
Empréstimo de € 155 milhões do Banco Europeu de Investimento para geração de energia renovável na Irlanda
Uma empresa de energia irlandesa recebeu um empréstimo no valor de € 155 milhões para geração de energia renovável na Irlanda.
 
Biotecnologia sustentável
Um grupo de bactérias isoladas por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (MG) pode aumentar a produtividade das lavouras em todo o Brasil e ajudar na recuperação de áreas degradadas pela mineração.
 
Maior sistema fotovoltaico instalado atualmente em Manhattan
Enquanto não há atualmente muitos arranha-céus com sistemas integrados de energia solar, há muitos projetos interessantes e propostas para o futuro do desenvolvimento urbano solar.
 
Hospital do Câncer de Barretos recebe energia limpa da Guarani
Companhia faz concessão de energia elétrica, suficiente para abastecer a ala pediátrica do centro de saúde
 
Programa de sustentabilidade visa ações na Copa em MT
O Programa Seleção Sempre Verde desenvolverá vários projetos de sustentabilidade e o primeiro a ser implantado é o Recicopa, no qual os servidores da Secopa poderão contribuir para redução dos impactos ambientais de suas próprias atividades por meio
 
Amazontech 2012 apresenta resultados
Foram 74 empresas participantes, gerando 235 oportunidades de negócios, com a estimativa total de R$ 2.680.000 (dois milhões, seiscentos e oitenta mil reais), negociados, de acordo com as pesquisas realizadas junto às empresas compradoras.
 
Play2Plant - Um Game Canadense que tem como objetivo salvar o mundo uma árvore de cada vez
O desenvolvedor de jogos RocketOwl de Ottawa anunciou hoje que cada vez que uma nova pessoa desempenha sua eco-consciencia Greenspace no jogo social, uma árvore é plantada no mundo real.
 
Parque sérvio torna-se mais verde com uma estação de Energia Solar
Black Tree, é uma escultura de árvore que oferece energia para carregar aparelhos dentro do parque com vista para a Igreja de São Marcos
 
Artista de rua cria casas para pássaros reaproveitando lixo
Mais um artista de rua que faz a diferença para o meio ambiente.
 
Uma Fazenda Vertical em San Diego - Brandon Martella
Projeto em grande escala para a agricultura urbana de edifícios novos e existentes no eixo vertical.
 
Ministério das Comunicações assina acordo com 11 estados para iniciar Programa Redes Digitais da Cidadania
O programa vai apoiar projetos de inclusão digital com a participação dos departamentos de extensão das universidades federais e estaduais.
 
Manaus sedia 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013
O evento segue a programação das reuniões em sete capitais do Brasil, para promover uma discussão nacional a ser levada também para o âmbito internacional
 
Como a China pode financiar o seu crescimento de transporte urbano sustentável?
Os desafios e as soluções para o financiamento sustentáveis os sistemas de transporte urbano na China foi o tema de um seminário recente co-organizado pela GIZ , EMBARQ , Custrec , e SLoCaT , realizada fora de Pequim no início de novembro.
 
Guarujá tem praias com modelo de ocupação sustentável
A cidade de Guarujá, no litoral paulista, desenvolveu um modelo de ocupação sustentável em algumas de suas praias que tem preservado o bioma local e as diversidades nativas da Mata Atlântica.
 
Desastres naturais no Brasil causaram perdas de R$ 15 bilhões, revela Banco Mundial
De acordo com uma recente avaliação, a primeira do tipo feita depois dessas catástrofes, as perdas foram de aproximadamente 15 bilhões de reais.
 
Plásticos misturado em parte do asfalto dá um empurrão para Vancouver se tornar mais verde
Os resíduos de plástico, como sacolas e garrafas de água que são difíceis de reciclar, encontraram uma nova vida no mix de asfalto usado para pavimentar ruas em Vancouver.
 
São Paulo é a 13ª cidade mais inovadora
Uma pesquisa realizada pela Telefónica Digital e Genome divulgou 20 cidades com os ecossistemas mais propícios para inovação, e o Brasil figura na 13ª colocação, com a presença de São Paulo.
 
Um número recorde de hotéis verdes em Copenhagen
O governo dinamarquês e a Prefeitura de Copenhagen aumentam a pressão sobre a indústria hoteleira para se tornar verde em linha com o capital de 2.025 objetivos de carbono neutro, Brochner-Mortensen também acredita que o setor empresarial é uma força
 
Programa piloto de taxi elétrico na Cidade do México.
O compromisso de veículos de emissão zero é apresentado como uma medida importante para melhorar a qualidade do ar da cidade, de saúde e os problemas ambientais que enfrentam os habitantes.
 
Maior fazenda solar de propriedade comunitária do mundo está no Reino Unido
Westmill Solar Cooperativa confirmou a compra da fazenda solar por 16,5 milhões de Libras, localizado fora de Shrivenham na fronteira Wiltshire Oxfordshire.
 
Primeiro minicabs elétricos roll-out em Londres
Londres é configurado para ter sua primeira frota de minicabs elétricos lançados no próximo ano.
 
Três Cidades Sustentáveis em ascensão
Uma rápida viagem ao redor do mundo, olhando para três cidades sustentáveis ​​em ascensão e o que elas estão fazendo para se tornarem mais sustentáveis
 
Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos está sendo implementada
Implementação de legislação voltada para a gestão de resíduos sólidos é tema de entrevista com Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
 
Cidades digitais: pregão acontece no dia 09 de outubro
O Ministério das Comunicações faz no próximo 9/10 o pregão eletrônico para contratação das empresas responsáveis pela implantação das redes para 80 Cidades Digitais
 
Cidades Inteligentes
Cidades como Madrid, Barcelona, ​​Málaga e Santander já tem projetos em andamento para se tornarem Cidades Inteligentes.
 
As cidades do futuro vão ser cultivadas, não construídas
"Se não tivéssemos Júlio Verne especulando sobre ir para a Lua, não teríamos os engenheiros da Nasa trabalhando no projeto até os dias de hoje. Usamos essa narrativa como inspiração."
 
Belém sediará o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos em 2014
O Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o Workshop Anprotec são iniciativas impulsionadoras do movimento de empreendedorismo inovador
 
Construção do futuro é tema do ENINC 2012, que começa nesta quinta-feira
Palestrantes do Brasil, Japão, Itália e Inglaterra vão traçar um perfil das tendências para o setor construtor
 
Começa o Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha
Protótipos de 19 equipes para casas sustentáveis participarão da competição até 30 de setembro. Conheça as propostas
 
GBC Brasil apresenta referencial para a construção de residências sustentáveis
Em fase piloto, projeto quer criar parâmetros de sustentabilidade para casas de diversos tamanhos no Brasil
 
TEDx Pelourinho sediará debate por Cidades Inteligentes
Na segunda edição do evento, soteropolitanos e demais participantes poderão conhecer e debater novas fórmulas e alternativas para transformar as cidades.
 
Novo quadro regulatório para a mobilidade eléctrica
As novas disposições foram publicadas em Diário da República em Agosto último, à qual foi hoje acrescentada uma rectificação.
       
A Fundação Rockefeller no início deste mês acolheu 35 cidades ao redor do mundo em sua rede de 100 Cidades Resilientes
 
Por:Vaidehi Shah
Fonte:eco-business
Data: 18/12/2014
 
As 5 melhores histórias de eco-cidades em 2014