Todos os cenários de mitigação dos impactos das mudanças climáticas apresentadas no domingo (13/04) pelos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), passam pela redução das emissões de gases do efeito estufa e por investimentos em tecnologias capazes de sequestrar o carbono já emitido.

Se a humanidade quiser impedir que a temperatura do planeta suba, até o fim do século, mais do que 2 graus Celsius em relação ao período pré-industrial – evitando assim impactos mais significativos –, será necessário reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa entre 40% e 70% em relação a 2010, até meados do século, e para quase zero até 2100.

As informações são do Sumário para Formuladores de Políticas Públicas do relatório “Climate Change 2014: Mitigation of Climate Change”, elaborado pelo terceiro grupo de trabalho (WG3, na sigla em inglês) do IPCC.

Para os especialistas, a redução das emissões envolve o investimento em energias renováveis, o aumento da eficiência no uso de recursos e a redução do consumo insustentável.

Uma meta ambiciosa seria reduzir em torno de 1,7% o consumo de bens e produtos até 2030, 3,4% até 2050 e 4,8% até 2100 – o que equivaleria a uma redução de 0,06% por ano no crescimento do consumo ao longo do século.

O documento – que corresponde à terceira parte do relatório de avaliação (AR5) do Painel – aponta ainda que seria necessário um investimento global em torno de US$ 177 bilhões por ano no desenvolvimento de tecnologias que permitam reduzir as emissões e sequestrar o carbono já emitido.

“Mas essas mudanças trazem uma série de benefícios adicionais que precisam ser computados nessa conta. Podem trazer melhoria da qualidade de vida pela redução da poluição atmosférica e disponibilizar recursos de forma mais eficiente para as pessoas. Os benefícios da mitigação podem até superar as perdas com a redução do consumo ao longo do tempo”, afirmou Mercedes Maria da Cunha Bustamante, professora do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) e um dos três membros brasileiros da equipe de cientistas que elaborou o sumário.

Em entrevista à Agência FAPESP, Bustamante falou sobre como o documento deverá ajudar nas negociações sobre o clima nos próximos anos, quais são as expectativas de um acordo global para a redução de emissões e como ações individuais podem ajudar no processo de mitigação.

Agência FAPESP – Qual é a sua linha de pesquisa na UnB?
Mercedes Maria da Cunha Bustamante – Nosso grupo de trabalho se dedica a estudar os impactos da conversão de sistemas naturais, como a Amazônia e o Cerrado, sobre o funcionamento dos ecossistemas. Há quase 20 anos tentamos entender como funcionam os ciclos de carbono e de nitrogênio nesses sistemas naturais e de que forma esses ciclos são impactados pelas mudanças de uso do solo. Também buscamos avaliar o impacto da biodiversidade para o funcionamento desses ecossistemas.

Agência FAPESP – Desde quando colabora com os trabalhos do IPCC?
Bustamante – Eu já havia colaborado no relatório anterior, publicado em 2007, mas apenas como revisora. Quando se iniciou o processo de definição dos autores do terceiro grupo de trabalho do AR5 fui convidada para coordenar – ao lado de Pete Smith, do Reino Unido – o capítulo sobre Agriculture, Forestry and Other Land Uses [Agricultura, silvicultura e outros usos da terra]. São ao todo 16 capítulos que compõem o relatório do WG3 e quase 10 mil referências bibliográficas. O trabalho teve início há pouco mais de três anos.

Agência FAPESP – Na primeira parte do AR5, cientistas já haviam alertado que, caso as emissões de gases do efeito estufa continuem crescendo às atuais taxas ao longo dos próximos anos, a temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8ºC. Qual é a proposta dessa terceira parte do AR5 para evitar que isso aconteça?
Bustamante – Com base nos modelos desenvolvidos pelo WG1 – que estimou o aumento da temperatura em cada diferente cenário de concentração de gases de efeito estufa – calculou-se o quanto cada setor da economia precisa contribuir para a mitigação. A meta é manter o aumento da temperatura em até 2 ºC até o fim do século. Cerca de 900 cenários foram elaborados buscando avaliar como ações de mitigação em um determinado setor impactam os demais. Por exemplo, como a terra é um recurso limitado, se eu aumentar muito a área de floresta, diminui a área para produção de alimentos ou para plantação de culturas voltadas à bioenergia. Com base nesses cenários, elaboramos um “mapa” com várias saídas possíveis. Todas elas passam por reduzir as emissões e aumentar medidas que promovam sequestro de carbono. A mensagem principal é: não dá para postergar mais essas ações necessárias. Não é um processo de tomada de decisão simples, é realmente complexo e multissetorial. Nenhum setor sozinho vai dar conta de fazer as alterações necessárias. Vai exigir um planejamento das interações entre os setores.

Agência FAPESP – Como é possível fazer o sequestro de carbono da atmosfera?
Bustamante – Uma medida já disponível, que pode ser usada em um primeiro momento para abater as emissões, é o plantio de árvores em regiões onde antes não havia grandes extensões florestais. As árvores incorporam o dióxido de carbono (CO2) na biomassa, mas claro que essa medida tem uma limitação, pois as árvores não crescem indefinidamente. Outra forma amplamente discutida no relatório são tecnologias de captura que fazem o bombeamento de CO2 da atmosfera para camadas geológicas mais profundas. Algumas dessas tecnologias são associadas a processos industriais e, antes de o sistema de energia emitir o carbono, o gás já é capturado e bombeado para esses reservatórios. Mas ainda há uma série de desenvolvimentos tecnológicos a serem feitos. Os modelos indicam que, quanto mais tempo a gente demorar para iniciar as ações de mitigação, mais dependente seremos dessas estratégias de captura de carbono. Há vários caminhos, mas quanto mais tempo demorar para começarmos, mais difícil e mais caro será.

Agência FAPESP – Qual é a proposta do documento para a redução das emissões de gases do efeito estufa?
Bustamante – Falou-se muito em energias renováveis, pois um dos grandes vetores das emissões é a queima de combustíveis fósseis. Isso tem uma repercussão no nosso capítulo [Agricultura, Silvicultura e outros usos da terra] em razão do papel que a bioenergia tem na questão das energias renováveis. Se for necessário destinar mais terra para plantar culturas voltadas à produção de bioenergia, isso afetaria a configuração de uso da terra. No capítulo sobre suprimentos de energia é mencionada a questão da energia nuclear, mas é uma alternativa que encontra uma série de barreiras e riscos associados ao processamento do material, funcionamento das usinas e a possibilidade de acidentes nucleares. Apesar de ser uma alternativa de baixo carbono, vem cercada de vários questionamentos acerca da segurança e do funcionamento desse tipo de instalação. Uma questão importante que o relatório apresenta é a necessidade de se aumentar a eficiência energética e a redução de consumo.Para todos os capítulos, a redução de consumo é um aspecto importante. Atualmente, parte significativa da produção agrícola é perdida ao longo da cadeia de produção de alimentos, por exemplo. Algumas perdas são inevitáveis, mas existe muito desperdício. O ideal seria optar por alimentos produzidos de forma mais eficiente e adotar pequenas alterações na dieta que têm impacto positivo na saúde e nas emissões, como diminuir o consumo de carne, onde hoje ele é excessivo, e inserir na dieta outros itens menos intensivos na emissão de gases de efeito estufa.

Agência FAPESP – Além de mudanças em nível de políticas públicas, são necessárias também ações individuais? O que cada cidadão pode fazer?
Bustamante – O cidadão tem um poder de escolha importante como consumidor na definição do tipo de indústria que queremos. É preciso conhecer aquilo que você consome e o impacto que isso tem. Favorecer transporte coletivo em detrimento do individual. Mas, em algumas áreas, a decisão individual sofre uma influência muito grande do poder público. As pessoas podem optar pelo transporte coletivo, mas essa opção precisa estar disponível, ter qualidade e segurança. São dois elos que devem estar fortemente encadeados. A economia de energia que fazemos em casa e no trabalho deve acontecer independentemente de uma ameaça de racionamento. A responsabilidade na utilização dos recursos é de todos e os recursos são limitados. No relatório há uma ênfase grande na questão do comportamento humano e nos sistemas de informação. Discutimos de que forma podemos informar as pessoas de que suas opções de consumo individuais têm um impacto coletivo significativo e de que forma devemos trabalhar questões culturais também relevantes. O relatório traz questões prementes associadas à equidade e à ética no processo de tomada de decisão. A decisão tomada hoje tem um impacto sobre as gerações futuras. Podemos assumir essa conta hoje e já começar a pagá-la ou deixar para pagar mais para frente, só que ficará mais caro. São questões que envolvem o princípio da filosofia moral, como trabalhar a equidade entre os países e, dentro dos países, a equidade entre os grupos sociais

Agência FAPESP – Quais setores da economia serão os mais afetados pela redução do consumo e demais custos da mitigação?
Bustamante – Existe ainda muita incerteza em relação a isso porque estamos falando de números globais. Essa é uma das limitações do relatório, não há como fazer uma avaliação específica para um país ou região. Caberá agora aos países, de posse da informação mais geral, fazer uma estimativa própria. Há um custo de implementar essas medidas de mitigação, mas, por outro lado, as mudanças trazem uma série de benefícios adicionais que têm de ser computados nessa conta. Pode haver melhoria da qualidade de vida pela redução da poluição atmosférica e distribuição de recursos de forma mais eficiente para as pessoas. É preciso considerar que vivemos em um mundo ainda muito desigual. Há países que já atingiram bom patamar de desenvolvimento e bem-estar humano e outros que ainda buscam atingir os patamares mais básicos de bem-estar. Esses países que hoje constroem sua infraestrutura e estão elaborando seus projetos de desenvolvimento devem optar por rotas que tenham em si o contexto do desenvolvimento sustentável. O interessante seria que eles não deixassem de se desenvolver, mas já buscassem alternativas menos intensivas em termos de emissão de carbono.

Agência FAPESP – O Brasil não está na contramão dessa proposta com os investimentos em exploração de petróleo e termelétricas?
Bustamante – O Ministério da Ciência e Tecnologia publicou no ano passado um relatório com as estimativas das emissões brasileiras. É possível observar que houve uma mudança no perfil da emissões brasileiras em comparação com 2005, quando eram fortemente determinadas pelo desmatamento e pela agricultura. Em 2010, a produção de energia e a agricultura passaram a ser setores majoritários nas emissões brasileiras. A situação recente do país mostra a necessidade de investimentos urgentes para diversificar as fontes de energia.

Agência FAPESP – Na sua opinião, o Brasil deveria investir mais em bioenergia?
Bustamante – Sim, e também deveria investir no aumento de sua eficiência energética e na diversificação das fontes de energia.

Agência FAPESP – O documento divulgado neste domingo deverá embasar as negociações de um novo acordo climático que vai substituir o Protocolo de Kyoto, certo?
Bustamante – Como o sumário é aprovado pela plenária da ONU, da qual os governos fazem parte, passa a ser um instrumento da negociação internacional. Então essas mensagens deverão subsidiar o processo de negociação de clima em 2014 e 2015, para tentar chegar a um novo acordo que entrará em vigor em 2020. Esse relatório, portanto, chega num momento crucial. A sociedade precisa se preparar para os impactos que virão. Ainda que adotemos agora as ações de mitigação, os impactos continuarão acontecendo. Daí a importância da adaptação.

Agência FAPESP – A senhora acredita que todos os países estão prontos para assumir um compromisso global de redução de emissões?
Bustamante – Pelo sistema da ONU, no qual há necessidade de um acordo global definido por consenso, é sempre muito difícil. Trabalhamos com realidades e sistemas políticos muito diferentes. Um acordo global é necessário; por outro lado, temos observado um aumento das iniciativas regionais e binacionais. Começam a acontecer ações que não necessariamente estão sob um chapéu de um acordo global, mas podem favorecer muito as ações de mitigação também. É inegável, no entanto, que todos os países terão de aportar suas contribuições. O que não pode acontecer é chegar a 2020 acreditando que teremos mais 20 anos para começar a agir. A tomada de decisão rápida é fundamental.
 
Desmatamento andino provoca “tsunami” amazônico
Sem barreiras para o declive, arma-se um “tsunami” em terra firme
 
Brasil se torna referência mundial no combate ao aquecimento global
Sozinho, o país reduziu, em 2010, o dobro dos índices verificados por todas as nações desenvolvidas.
 
Novo material é célula solar de dia e tela à noite
Novo tipo de célula solar que, além de captar e converter luz em eletricidade, consegue emitir luz.
 
Mapeamento de conflitos ambientais em todo o mundo
O Atlas mostra como os conflitos ecológicos estão aumentando em todo o mundo
 
Ilha espanhola vai se tornar a primeira do mundo 100% autônoma em energia
Em poucos meses, El Hierro dependerá apenas de fontes renováveis de energia
 
Pesquisadores brasileiros desenvolvem modelo sobre a origem da água na Terra
Pelas simulações, a contribuição dos cometas no fornecimento de água para a Terra seria de, no máximo, 30%
 
Falta de chuva afeta a capacidade da Amazônia de absorver carbono
Os dados são de uma pesquisa financiada pelo Natural Environment Research Council
 
Helicóptero pessoal elétrico decola em silêncio na Europa
A ideia de um helicóptero particular de baixo custo parece estar decolando firme na Europa.
 
Táxi elétrico desmistifica autonomia dos veículos a bateria
O EVA é um protótipo de táxi elétrico projetado para grandes centros urbanos.
 
Ártico atinge temperaturas mais altas dos últimos 44 mil anos
Este estudo realmente diz que o aquecimento que estamos a ver está fora de qualquer tipo de variabilidade natural conhecida
 
Mercado Brasileiro lidera os países do BRIC em receitas de energias renováveis
O relatório diz que o setor de energia renovável do Brasil gerou uma receita de 92.100 milhões dólares em 2012.
 
Brasil vai desenvolver motor a álcool de nova geração
O projeto pretende criar conceitualmente um motor a etanol que apresente melhor desempenho do que os desenvolvidos nas últimas décadas no Brasil.
 
Brasil e Reino Unido avançam em pesquisas conjuntas sobre clima
Pesquisadores brasileiros e britânicos têm sobrevoado a Amazônia desde setembro de 2012
 
Fórmula 1 dos carros elétricos terá recarregamento sem fios
Os carros de corrida elétricos terão suas baterias recarregadas continuamente por sistemas sem fio e contarão ainda com tecnologia de realidade aumentada.
 
Mudanças climáticas devem reduzir áreas de cultivo no Brasil
Os números foram apresentados na terça-feira (10/09), durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima).
 
Projeto promete agua dessalinizada e produção energia com baixo impacto ambiental
A empresa que desenvolve essa tecnologia afirma que esta é a forma mais econômica para dessalinizar a água
 
Instituto Ideal coloca no ar novo Simulador Solar e Mapa de Empresas do Setor Fotovoltaico
ferramenta é baseada na normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que facilita a conexão à rede de distribuição de mini e microgeradores elétricos a partir de fontes renováveis
 
Brasil entra para elite mundial da eletrônica orgânica
A produção das células fotovoltaicas orgânicas (OPV) será feita pelo CSEM Brasil
 
Como economizar $ 70 trilhões em Infraestrutura de Transportes
A Tale of Renewed Cities baseia-se em exemplos de mais de 30 cidades em todo o mundo para mostrar como melhorar a eficiência de transporte
 
Painéis solares ganham cores para embelezar edifícios
O grupo está desenvolvendo um material que pode recobrir as células solares e que pode ser manipulado para apresentar-se nas mais diversas cores.
 
Toyota mostrará construção de carro híbrido ao vivo no Twitter
No próximo dia 19, quarta-feira, a sua operação na Europa irá transmitir via Twitter todas as etapas no processo
 
Brasileiros criam cinema itinerante movido a energia solar
Batizado de CINESolar, o projeto é a primeira iniciativa que aposta em energia limpa para exibir sessões de cinema no Brasil.
 
Pesquisadores tropeçaram em um novo tipo de tecnologia que poderia elevar a capacidade das baterias para EV em até 10 vezes
Nanotecnologia irá desempenhar um papel importante em todas as áreas da nossa vida daqui para frente
 
Secretário da ONU defende produção de energia sustentável no Amazonas
Representante da ONU falou sobre incentivar projetos ambientais. Secretário falou também sobre a interferência das empresas privadas.
 
Brasil é o quarto país entre os que mais concentram construções sustentáveis
O conceito de construção sustentável está amadurecendo e se consolidando dentro da cadeia produtiva da construção civil
 
PlanetSolar’s Tûranor, o maior barco movido a energia solar do mundo
O catamarã bateu o seu próprio recorde mundial este mês, atravessando o Atlântico em 22 dias.
 
Cientistas de 18 países estão no Brasil para avaliar desmatamento na Amazônia
Pela primeira vez, os 18 cientistas que integram o comitê do Programa Mundial de Pesquisa Climática estão reunidos no Brasil
 
ONU define rascunho dos 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A proposta foi desenhada por um grupo internacional de especialistas de diversas áreas
 
Bélgica planeja ilha para armazenamento de energia eólica
Atol artificial no Mar do Norte irá armazenar a energia gerada pela rede de turbinas offshore da Bélgica.
 
TÜV SÜD certifica o primeiro Parque de Diversões Verde do mundo
Maior parque temático da Alemanha, Europa-Park, foi considerado o primeiro parque de diversões "verde" do mundo
 
Silos abandonados e Contêineres
O estúdio Moko Architects revelou planos para construir um centro de paraquedismo e mergulho interior na cidade de Varsóvia
 
Água do mar é dessalinizada e distribuída a agricultores no México
Usando um novo método de filtragem, estudiosos do México vêm conseguindo realizar dessalinização das águas salgadas.
 
Fundo Solar promete estimular microgeração fotovoltaica
Parceria com a Alemanha disponibilizará recursos para a instalação de pequenos sistemas solares, uma iniciativa que pretende diminuir os obstáculos para a popularização desse tipo de energia no Brasil
 
Metrópole inteligente na Ásia custará menos que Copa do Mundo de 2014
Iskandar Malásia - este é nome da primeira "metrópole inteligente" do sudeste asiático.
 
Jim Yong Kim, pediu ministros ambientais do mundo para combater a mudança climática através da implementação de um plano de cinco pontos
Inclui colocar um preço sobre as emissões de dióxido de carbono
 
Comissão de Energia da Califórnia adota plano de US $ 100 milhões de investimento para 2013-2014 de veículos verdes e combustíveis
O programa financia projetos para estimular o desenvolvimento ea utilização de novas tecnologias e combustíveis alternativos e renováveis
 
Chile busca energia em vulcões e gêiseres
O Chile é um dos países com maior potência para desenvolver a energia geotérmica na América Latina.
 
Experiência na Amazônia vira modelo mundial para pesquisas
Um projeto científico iniciado há 35 anos em plena Floresta Amazônica gera frutos ao redor do planeta.
 
Hospitais economizam milhões de dólares por meio de esforços de sustentabilidade
Mais de 50 milhões de quilos de materiais reciclados, além de um adicional de £ 61.500.000 de construção e demolição mantidos fora dos aterros sanitários através da reutilização e reciclagem.
 
Negociações climáticas começam com senso de urgência
Representantes de 195 países reunidos na Alemanha encaram a notícia de que o planeta está beirando um nível recorde de concentração de CO2 na atmosfera; nações mais vulneráveis cobram ações
 
Bicicletas elétricas, uma força em ascensão - 38 milhões de unidades por ano até 2020, Relatórios Navigant
A utilização de alta qualidade a preços acessíveis impulsionam e setor
 
Pnuma cita Brasil como exemplo na reciclagem de alumínio
Modelo brasileiro de pequenas cooperativas é um exemplo
 
A Microsoft investiu R$ 200 milhões para a criação do Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL)
Nos últimos dez anos, a Microsoft investiu R$ 167 milhões em ações voltadas à competitividade nacional
 
Capitais assinam pacto pela sustentabilidade
Porto Alegre trabalha na elaboração de um inventário de emissão de gases estufa com o auxílio do Rio de Janeiro
 
O maior sistema de armazenamento do mundo de bateria será instalado no Japão
Um Investimento de 299,5 milhões dólares
 
SunEdison e Petrobras assinam acordo para construir uma das maiores centrais de energia solar fotovoltaica no Brasil
A planta será localizada em Alto do Rodrigues, Rio Grande do Norte.
 
Japoneses transformam papel em tela touchscreen
O objetivo dos pesquisadores japoneses é agregar ao papel uma interface parecida com a dos tablets,
 
Faculdades recuperam 90 milhões de quilos de materiais durante RecycleMania
523 escolas competiram no Torneio RecycleMania, que aproveita o espírito competitivo em torno de rivalidades desportivas e as utiliza para aumentar a reciclagem e redução de resíduos campus.
 
Dispositivo que pode colher água da névoa, durante a estação seca, a água não será mais um problema
Quatro estudantes da Universidade Gadjah Mada (UGM), Yogyakarta, criaram um dispositivo que pode colher água da névoa,
 
Evento destaca a ameaça das mudanças climáticas para a segurança alimentar
Milhões de pessoas na Ásia e na África ficarão sem acesso aos alimentos mais básicos devido ao aumento nos preços causado por temperaturas extremas, enchentes e secas.
 
2012 foi um ano recorde para a nova energia eólica Mundial
Mais de 80 países passaram a receber uma parte de sua eletricidade a partir de energia eólica.
 
SETOR DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS FECHA O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
A expectativa é que até o final de 2013 sejam 900 empreendimentos registrados e 120 certificados.
 
A internet a serviço das Unidades de Conservação (UCs)
Criado com o objetivo de reunir dados em um único local que sejam essenciais para o conhecimento, monitoramento e avaliação de Unidades de Conservação (UCs) no Brasil,
 
A Google desenvolveu uma nova ferramenta para ajudar a prevenir o desmatamento. Global Forest Watch 2.0
Sistema de monitoramento de florestas interativo, em tempo real
 
OMS: poluição do ar mata mais de seis milhões de pessoas por ano
Organização Mundial da Saúde classifica a poluição atmosférica como um dos maiores perigos à humanidade e recomenda o fortalecimento do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e investimentos em energias renováveis
 
Austrália comemora a marca de um milhão de residências com painéis fotovoltaicos
2,5 milhões de australianos já se beneficiam da microgeração de energia limpa.
 
Bosch e Henkel se unem à Bayer em programa para construção de edifícios sustentáveis no Brasil
A partir de agora, a iniciativa global da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, passa a contar com 13 parceiros no país
 
Blue Planet, maior aquário da Europa, abre este fim de semana
Foi construído para ser sustentável e auto-suficiente, de modo a beneficiar o meio ambiente ea natureza.
 
Agência de Cooperação Japonesa seleciona projeto de monitoramento do Ibama entre os mais bem sucedidos do mundo
Trabalho conjunto para o desenvolvimento de uma metodologia de detecção de desmatamento por radar através das nuvens
 
Operação Onda Verde: a tecnologia a favor do meio ambiente
"Você registra a infração em um equipamento que permite num clic disponibilizar todas as informações "
 
Japão pode ultrapassar a Europa e os EUA como segundo maior mercado solar em 2013
Na corrida para dominar o mundo, o Japão deverá instalar um total de 5GW este ano
 
Entidades buscam comprovar sustentabilidade de produtos
Existem hoje, no Brasil, pelo menos 30 selos verdes confiáveis. Muitos outros selos, porém, são apenas propaganda enganosa.
 
Dados de vulnerabilidade climática são disponibilizados online
Portal interativo aponta quais os riscos climáticos presentes em cada país
 
Mudança Sustentável: Como lidar com a complexidade Entre Culturas
Como líderes do século 21 lidam com essa complexidade de forma sustentável?
 
Primeiro relatório de sustentabilidade anual da Associação de Comércio Alimentar Sustentável
Os relatórios de 2012, estão cheios de conquistas inspiradoras e melhorias marcantes em relação ao ano anterior
 
The Guardian, Sustentabilidade Digital, o que significa?
Um estudo recente sobre a sustentabilidade digital, definiu-o como:
 
Primeira Eco-City da China toma forma
Até agora, Tianjin Eco-City, cresceu em 11,6 milhas quadradas de terra praticamente inabitáveis
 
Edital define critérios para o recolhimento correto de computadores e afins
Um dos editais de chamamento mais esperados, o que trata da aprovação e viabilidade técnica e econômica do sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes, já está à disposição dos interessados no site do Ministério do M
 
Governos de países em desenvolvimento terão recursos para desenvolver economia verde
A proposta é que a Parceria para Ação pela Economia Verde (Page, na sigla em inglês) estimule os investimentos em ativos econômicos verdes
 
Como computação em nuvem está ajudando empresas verdes
A Microsoft investiu em um estudo que encontrou "as pequenas e médias empresas podem reduzir o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, tirando partido das tecnologias de nuvem."
 
Indústria europeia de energia eólica offshore - Uma turbina por dia foi erguida em 2012
A indústria europeia de energia eólica offshore, atingiu um nível recorde em relação ao ano passado.
 
Construção de 3 laboratórios flutuantes de energia solar concentrada em Neuchâtel (CSP), Suíça
Cada laboratório flutuante é de 25 metros de diâmetro e irá transportar 100 painéis fotovoltaicos.
 
Agora vem a era da moda sustentável
Yoshiko Wada um estudioso têxtil de renome e artistas acha que agora podemos associar a palavra "sustentável" para a moda também!
 
Brasil sediará Fórum Mundial de Ciência em busca de sustentabilidade
Esta será a primeira vez que pesquisadores vão apontar soluções para os desafios do planeta fora de Budapeste, na Hungria.
 
Programa de Cidades Digitais será incluído no PAC
Além disso, o governo destinou mais R$ 100 milhões para o projeto, que poderá contemplar mais 200 cidades este ano.
 
Solução promete economia de até 60% da conta de energia elétrica na TI
Solução de gerenciamento de consumo de eletricidade identifica padrões e faz computadores trabalharem com o mínimo de ociosidade
 
ONU quer energia sustentável para todos até 2024
Mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo ainda não têm eletricidade, e mais de 2,6 bilhões dependem de biomassa para cozinhar e se aquecer.
 
Bloomberg confirma queda nos investimentos em energias limpas
Segundo a BNEF, US$ 268,7 bilhões foram investidos em energias limpas no ano passado, uma redução de 11% se comparado com 2011.
 
Cientistas revisam previsão do aquecimento global
O Met Office, o centro nacional de meteorologia britânico, revisou uma de suas previsões sobre o quanto o mundo ficará mais quente nos próximos anos.
 
Espanha tem a maior construção com materiais reciclados do mundo
O projeto foi idealizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Governo de Granada com a proposta de sensibilizar a população local sobre o cuidado com os resíduos pós-consumo.
 
Estudo mostra economia e meio ambiente em rota de colisão
Entre cinco maiores riscos citados tanto pelo impacto como pela probabilidade estão os desequilíbrios fiscais crônicos e a escassez no abastecimento de água.
 
Empresa inova no maior centro mundial de reciclagem de alumínio
Alumínio e reciclagem de rolamento da empresa Novelis, recentemente inaugurou uma reciclagem de alumínio $ 250 milhões e lançou o centro em sua fábrica em Nachterstedt, Alemanha.
 
Brasil integra a Plataforma Internacional de Biodiversidade
País terá acesso à infraestrutura e à tecnologia para o compartilhamento de dados que contribuirão com a gestão da biodiversidade brasileira
 
Produção de energia solar na Alemanha bate recorde em 2012
O investimento na adoção de uma matriz energética renovável vai pesar no bolso do consumidor alemão
 
Setor de óleos lubrificantes faz acordo com Ministério para reciclagem das embalagens plásticas
Izabella Teixeira diz que as empresas serão monitoradas pelo Ministério do Meio Ambiente por meio de um sistema online.
 
Um número crescente de bolsas de valores ao redor do mundo estão exigindo relatórios de sustentabilidade.
Além de obrigatoriedade de relatórios de sustentabilidade, as bolsas de valores estão trabalhando no sentido de reduzir seus impactos ambientais.
 
Volume de dados digitais em 2020 deve equivaler ao peso de 424 porta-aviões
Até 2020, o universo digital alcançará 40 ZB, um valor que supera em 14% as projeções anteriores.
 
Combustível Sustentável feito de ar e água
Os pesquisadores dizem que a gasolina não contém elementos prejudiciais como o enxofre
 
Chasing ice
James Balog, mostra como suas fotos podem contar a verdade sobre a mudança climática no mundo, em um poderoso e novo filme chamado Chasing Ice.
 
Conferência do Clima estende Protocolo de Quioto até 2020
Apesar de garantir que o segundo período de compromissos do único tratado climático internacional começará em janeiro de 2013, evento foi marcado pela falta de ambição
 
Atlas Amazônia sob Pressão: 240 mil km2 desmatados em 10 anos
O Atlas está focado em 6 pressões e ameaças atuais que sofre a região: estradas, petróleo e gás, hidrelétricas, mineração, fogo e desmatamento
 
Desmatamento e código florestal fazem Brasil despencar em ranking do clima
Da 7ª para a 33ª posição no ranking de países que adotam medidas para combater as mudanças climáticas.
 
O primeiro vôo movido a energia solar sem escalas ao redor do mundo com o Avião Solar Impulse
O avião, o Solar Impulse, foi concebido por Bertrand Piccard, que foi a primeira pessoa a viajar pelo mundo sem escalas em um balão de volta em 1999.
 
SolerCool-Pesquisadores americanos desenvolvem uma unidade de armazenamento de alimentos com energia solar para a India
O recipiente tem um telhado de painel solar que fornece energia para o interior fresco.
 
A Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais, que se realiza em Dubai, elevou temores em todo o mundo de que a liberdade na internet esteja ameaçada.
Para o especialista Wolfgang Kleinwächter, o risco de divisão da internet em redes nacionais existe.
 
Parques eólicos perto de aeroportos serão possíveis com o radar holográfico da Aveillant
O radar permite diferenciar turbinas de aviões das turbinas eólicas próximas aos aeroportos.
 
Vida urbana: especialistas apostam na tecnologia da informação
As estimativas são da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os dias, cerca de 200 mil pessoas passam a morar em áreas urbanas em todo mundo.
 
Clima de incerteza marca Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas
Segundo observadores que acompanham os debates desde o primeiro dia, o clima de incerteza toma conta dos corredores da conferência.
 
China, Índia e Brasil emitiram mais gás carbônico em 2011, diz pesquisa
Pesquisadores na Grã-Bretanha indicam que China e Índia contribuíram bastante para que o mundo aumentasse em 3,5% as emissões de gás carbônico no ano passado.
 
Impasses e insatisfação marcam primeira semana da COP 18
Países em desenvolvimento e nações industrializadas ainda não conseguiram superar diferenças e nenhuma linha de negociação tem o que apresentar de avanço concreto na Conferência do Clima das Nações Unidas
 
Suécia importa lixo para manter geração de energia limpa
As autoridades suecas também não descartam a ideia de comprar o lixo produzido por países que têm dificuldade no tratamento. A Itália, por exemplo
 
Novo modelo climático Revela "influência humana perceptível"
Novo modelo climático, comparando 20 diferentes modelos de computadores para observações de satélite.
 
A Fiat apresenta seu modelo elétrico 500e 2013 no Salão do Automóvel de Los Angeles!
O novo carro 500e é alimentado por um motor elétrico de 111 cavalos de potência e uma bateria de 24 kWh de lítio-íon
 
Brasileiro desenvolve projeto de prédio autossustentável
Pesquisador desenvolveu metodologia para a criação de prédios autossustentáveis
 
Minicom lança programa de capacitação em TICs
O desafio dos próximos anos é universalizar o acesso à Internet.
 
Como os dados de tecnologia aberta estão transformando relatórios ambientais
Para os jornalistas ambientais ao redor do mundo, a falta de acesso a dados sobre as questões dos oceanos para saneamento pode tornar difícil a informar com precisão sobre projetos e políticas.Mas a tecnologia esta mudando o jogo.
 
Brasil não está preparado para os impactos das mudanças climáticas
Especialistas dizem que país não tem planejamento estratégico para minimizar os efeitos em setores como agricultura, energia e migração regional. Pesquisa mostra o Brasil como o 58º em vulnerabilidade.
 
O início da construção de primeira Fazenda Solar da Arábia Saudita no próximo ano, parte do investimento 109bn
O objetivo que já foi afirmado pela Arábia Saudita é de produzir 41.000 MW de energia solar à rede nacional até 2032.
 
Degelo de solo no hemisfério Norte pode liberar o dobro de carbono na atmosfera
Estudo do Pnuma aponta que liberação de carbono contido na matéria orgânica congelada no permafrost pode amplificar aquecimento global
 
Conferência do Clima das Nações Unidas começa no Catar
A COP 18 precisa definir o futuro do Protocolo de Quioto, estabelecer os fundamentos do próximo tratado climático, estruturar o financiamento de ações de adaptação às consequências do aquecimento global e acelerar a transferência de tecnologias limpa
 
A Ação Climática é a única maneira de acabar com a pobreza, diz Relatório do Banco Mundial
"Nós nunca vamos acabar com a pobreza se não combatermos as alterações climáticas. É um dos maiores desafios individuais para a justiça social de hoje. "
 
Brasil e Holanda assinam acordo de cooperação ambiental
Com a assinatura de uma carta de intenções, os dois países se comprometem a trocar conhecimentos sobre gestão de resíduos e reaproveitamento de lixo
 
Governo Federal lança campanha Brasil Orgânico e Sustentável
Objetivo é promover os produtos sustentáveis da agricultura familiar brasileira durante megaeventos esportivos
 
Bosch e Siemens seguem fora do projeto de energia renovável "Desertec"
A notícia chegou logo após a outra gigante industrial Siemens pronunciar que estava deixando Desertec também, no mês passado.
 
SP2040 traça diretrizes de longo prazo para orientar desenvolvimento sustentável da cidade
Plano, que envolveu mais de 25 mil paulistanos em colaboração direta e por meio de consultas públicas, propõe seis projetos catalisadores – Rios Vivos, Parques Urbanos, Comunidades, Cidade de 30 Minutos, Polos de Oportunidades e Cidade Aberta – para
 
China apresenta resultados de ações para lidar com as mudanças climáticas
O governo chinês divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório Políticas e ações para lidar com as mudanças climáticas 2012.
 
Coca-Cola Brasil investirá quase R$ 23 milhões em programas para conservar a floresta
O anúncio está sendo feito durante solenidade na sede da FAS, em Manaus, com a presença do Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, e do superintendente-geral da Fundação, Virgilio Viana.
 
Estufas gigantes ganham prêmio mundial de arquitetura
Quem é apaixonado por paisagismo e arquitetura não pode deixar de conhecer as megaestufas construídas em Singapura para tornar a cidade mais verde.
 
Exposição Multimídia Amazônia Sustentável é um dos atrativos do Amazontech 2012
Segundo a coordenadora da Exposição Multimídia, Rejane Reis, a exposição apresenta contextos ecológicos, etnias, processo de ocupação, evolução histórica do desenvolvimento econômico e processos produtivos, destacando as oportunidades de uso sustentá
 
Brasil recicla 2,1 milhões de latinhas de alumínio por hora
Em 2011, país bateu recorde de reciclagem de latinhas de alumínio, reaproveitando 98,3% das embalagens de bebidas.
 
Mitigação e adaptação igualmente crítico para a segurança alimentar global
Dois novos relatórios sobre as alterações climáticas e ao fornecimento de alimentos indicam, entre outras coisas, que mais de 18 mil megatons de dióxido de carbono são liberadas na atmosfera anualmente pela agricultura e produção de alimentos.
 
Quadro regulamentar para o armazenamento de carbono
Palestrantes pediram uma mudança para o novo processo de utilização de carvão para minimizar o impacto ambiental
 
Matupi torna-se o principal pólo de devastação do Amazonas
É difícil respirar em Santo Antônio do Matupi, distrito localizado às margens da Rodovia BR-230, a Transamazônica, no município de Manicoré, ao sul do Amazonas.
 
Espanhol defende prioridade para as notícias na internet
O futuro modelo sustentável adotado pelas empresas de comunicação e a relação entre imprensa e sustentabilidade são destaques nos painéis e debates promovidos pela 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
 
Escassez de água vai atingir 10 bacias mundiais
O relatório da ONU, publicado recentemente, não traz boas notícias, no que toca ao tema da água.
 
União Europeia monitorará emissões do setor marítimo
A União Europeia (UE) vem sofrendo críticas dos mais diversos países, incluindo Brasil, China e Estados Unidos, desde que anunciou que vai incluir, a partir do ano que vem, empresas aéreas internacionais que utilizem os aeroportos europeus no seu esq
 
O Governo do Vietnã estabeleceu uma iniciativa verde, um esforço para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Relatórios afirmam Vietnã é o primeiro país em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico para criar de forma independente a sua própria estratégia verde, com o objetivo de mudar para uma economia de baixo carbono.
 
Nova "LISTA VERDE" mostra espécies no Caminho para o Sucesso Conservação
O objetivo da "Lista Verde" é destacar as espécies que são partes prósperas de um ecossistema saudável e vai enfatizar que a conservação é mais do que apenas evitar a extinção.
 
Comunidade Indígena, Tingui Botó recebe ações de desenvolvimento sustentável
Formada por 120 famílias a comunidade indígena Tingui Botó, localizada na Zona Rural de Feira Grande, conheceu as ações de desenvolvimento sustentável
 
Coreanos constroem protótipo de casa com mais de 95 soluções sustentáveis
A intenção é que a residência sirva de modelo para construções ecológicas no futuro.
 
A contribuição da Índia na luta contra o aquecimento global
A Índia é uma das economias que mais crescem na Ásia e também uma das que mais contribuem na luta contra as mudanças climáticas, investindo em energia eólica e no uso de pequenos sistemas solares.
 
23 usinas e 74 reatores nucleares têm risco de tsunami
Mais do que as usinas de Fukushima, eles colocaram abaixo a confiança que restava na energia nuclear.
 
Projeto Brasil Orgânico e Sustentável é apresentado na Bahia
A campanha pretende levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
 
Um lápis que se planta e dá vegetais, ervas e flores
Quando está demasiado curto, este lápis pode ser plantado em casa, no escritório ou na sala de aula
       
Para os especialistas, a redução das emissões envolve o investimento em energias renováveis, o aumento da eficiência no uso de recursos e a redução do consumo insustentável.
 
Por: Karina Toledo
Fonte:agencia.fapesp
Data: 15/04/2014
 
Demora na tomada de decisões encarece mitigação da mudança climática, diz IPCC