O que significa "Sustentabilidade Digital 'significa?

Um estudo recente sobre a sustentabilidade digital, definiu-o como:

... Tendo um mecanismo para gerar, ou ter acesso a, os recursos econômicos necessários para manter a propriedade intelectual ou o serviço disponível em uma base contínua.

Guthrie, K., Griffiths, R., Maron, N. Sustentabilidade e modelos de receita para o on-line recursos acadêmicos: uma rel Ithaca (pdf) , JISC 2008

Para o jornal The Guardian, a sustentabilidade digital é:

Minimizar ... nossa pegada digital, maximizando também a acessibilidade ea experiência do leitor, melhorando a resiliência operacional e apoiar o crescimento comercial.

Sustentabilidade Digital: o que significa para o Guardian , 2012

A Biblioteca do Congresso tem uma abordagem um pouco mais técnica, quando se fala de:

... A adequação de determinados formatos digitais para fins de preservação de informação digital como um recurso autêntico para as futuras gerações.

Sustentabilidade dos formatos digitais: planejamento para a biblioteca de coleções congresso de 2012

Todas essas definições sugerir algum do significado que pode ser atribuído a "sustentabilidade" da palavra, a saber: os meios econômicos para manter recursos digitais viável; noções de reduções ambientais no uso de carbono, e os aspectos técnicos de preservação pertencente à longevidade informação digital. Para os fins deste artigo conselho não vamos estar a discutir as questões ambientais. Para uma discussão sobre digitalização no contexto da sustentabilidade ambiental ver o JISC Digital papel de mídia: " A digitalização e Meio Ambiente ".

Em vez disso, este trabalho concentra-se nos aspectos culturais, técnicos e económicos da digitalização e faz a pergunta: como pode Digitalizadores de providenciar o necessário financiamento e infra-estrutura para gerenciar, atualizar e manter o acesso aos recursos digitais para o longo prazo? Para começar a responder a esta pergunta, é útil primeiro a olhar para as características comuns em digitalização. Projetos de digitalização pode ter um número quase infinito de objetivos, os quais podem ter impacto sobre as suas necessidades de sustentabilidade. Análise de dois cenários típicos de digitalização pode ajudar a explorar mais este:

Muitos projetos de digitalização são financiados mais de um, dois ou três anos para criar um recurso finito digital. Esses projetos não pode ser atualizado de novo em termos de conteúdo, mas em curso o acesso ao recurso terminou é exigida por seus usuários. Este tipo de atividade pode ser denominado como: acesso a longo prazo a partir de projeto de curto prazo . É pouco provável que os fundos para facilitar a manutenção necessária e em curso de acesso às saídas estaria disponível a partir da mesma fonte para além do período de financiamento inicial.
Um segundo tipo de amplo projeto de digitalização é aquele que evolui com o tempo e é continuamente crescente. Projetos dessa natureza muitas vezes buscar financiamento continuação, a fim de cumprir seus objetivos. Exemplos desses projetos são comparativamente menos abundante, mas não deixam de ser significativos em número. Exemplos recentes incluem: O projeto de correspondência de Darwin , eo Projeto Internacional Dunhuang: A linha Silk Road .
Estes exemplos destacam necessidades de sustentabilidade potencialmente diferentes para tipos de determinado projeto, e há uma infinidade de variações sobre estes dois extremos em digitalização. De fato, muitos fatores podem entrar em jogo quando se avalia o potencial digitisations "para a sustentabilidade, tais como (mas não limitado a): é o acesso aberto? Quão complexo é? Qual é o nível de demanda para o recurso? Qual é a sua estrutura de governança? Qual área ou disciplina não se concluir? O material tem que capturou? Como muitas coisas na área de digitalização, muito depende de um determinado projeto ou características idiossincráticas de serviços, os objetivos e finalidade. Assim, não há solução fixo ou fórmulas para alcançar a sustentabilidade e cada projeto é diferente.

Como é Sustentabilidade Digital Alcançados?

O que pode ser feito, porém, é fornecer um quadro geral para ajudar Digitalizadores desenvolver planos de sustentabilidade viáveis. A fim de proporcionar alguma estrutura para este quadro é útil para categorizar as áreas de interesse, que podem ser divididos mais ou menos em quatro grandes temas, a saber: aspectos técnicos, culturais e estratégicos e geração de renda.

Técnico

A preservação digital é uma parte integrante da sustentabilidade digital. A comunidade da preservação digital, por sua natureza está continuamente buscando soluções para o gerenciamento de dados a longo prazo. Há um discurso bem desenvolvido em torno da preservação digital em Instituições de Ensino Superior do Reino Unido e Cultural, auxiliado por organizações como a Coalizão de Preservação Digital (DPC) e do Centro de Curadoria Digital (DCC). Este não é o lugar para uma análise detalhada da preservação digital - um bom lugar para começar é o JISC Digital artigo Media Uma Introdução à preservação digital ou os sites DPC e DCC. No entanto o que o mundo oferece é a preservação digital, entre outras coisas, ajudar em: escolher formatos de arquivo e qualidade de arquivos para garantir longevidade; escolher metadados apropriados para ajudar a gerenciar recursos de longo prazo, e assessoria em arquiteturas de armazenamento viáveis ​​e fluxos de trabalho.

A preservação digital também ajuda no planejamento para a gestão a longo prazo dos recursos através do seu desenvolvimento de conceitos como o digital do ciclo de vida. Isso inclui metodologias para selecionar e avaliar dados, ingerindo e criação de dados e ações subseqüentes, como o armazenamento e acesso. Além disso, a comunidade de preservação digital também desenvolveu várias ferramentas para ajudar a medir o custo de preservação a longo prazo em termos de hardware, software, sistemas e pessoal, tais como os modelos custam desenvolvidos como parte do projecto LIFE . Assim, a preservação digital tem um papel fundamental em ajudar plano Digitalizadores para a viabilidade a longo prazo técnico de recursos digitais e custos associados.

Cultural

Todo tipo de empreendimento digital, tem uma cultura de onde emerge, ou que ela promove em torno dele como ele se desenvolve. Um aspecto fundamental da cultura de que a digitalização do setor público emerge é a noção de que o conhecimento é livre. Isto pode ser visto no movimento de Acesso Livre, em atividades relacionadas, como Recursos Educacionais Abertos e mais geralmente em uma relutância percebido a recursos digitais 'monetizar' financiados à custa dos contribuintes. Esta cultura de liberdade e abertura levanta questões sobre como o valor pode ser aproveitado a partir de recursos para financiar a sustentabilidade, mantendo as expectativas dos usuários e do ethos do projeto e comunidade. A questão que emerge é, portanto: como, quando nenhuma transação monetária está acontecendo no ponto de uso, recursos digitais pode provar o seu valor?

Impacto entendimento
A chave para compreender o valor de uma fonte digital está em ser capaz de medir o seu impacto. Em termos globais, a digitalização pode ter um impacto profundo. Ao melhorar o acesso à digitalização recursos educacionais podem fornecer regiões em desenvolvimento e pessoas desfavorecidas, até então inalcançável ferramentas e recursos, facilitando o compartilhamento ea democratização do conhecimento; digitalização pode abrir novas formas de pensar e de pesquisa inovadora e pode impulsionar a inovação tecnológica fornecendo estímulo econômico. Assim, a sociedade como um todo se beneficia do acesso e uso dos recursos que resultam da digitalização.

Em um nível mais micro, para as instituições, a digitalização pode: fluxos de trabalho; melhorar a experiência de ensino e aprendizagem, facilitando o acesso e uso inovador de recursos; fornecer novas ferramentas de pesquisa, recursos e processos, e desempenhar um papel no desenvolvimento da cultura de uma instituição, ethos e senso de si mesma. Um fator-chave para a sustentabilidade digital, portanto, está na criação de recursos digitais que fazem um impacto mensurável, e em ser capaz de articular e alavancar este impacto. Uma ferramenta fundamental neste processo é desenvolver uma compreensão profunda das necessidades dos utilizadores e comportamentos.

Análise de usuário
Existem várias metodologias que podem ser usadas para ajudar a compreender como digitalizadores seus utilizadores interagem com os seus recursos. Estes podem ser subdivididos em medidas qualitativas e quantitativas .

As medidas quantitativas
analítica: para analisar e compreender os padrões de uso de sites
webometria: mede o impacto de um sítio, utilizando uma variedade de métodos tais como a hiper-links e referências)
análise de log file: medir acessos únicos e hits
questionários e pesquisas
Medidas qualitativas
o envolvimento dos usuários através de grupos focais, entrevistas e comentários
Estratégico

Se é na avaliação e implementação de aspectos técnicos de um projeto ou na definição e medição do impacto e valor, a chave para alcançar a sustentabilidade é o planejamento. A atividade de digitalização deve ser capaz de articular suas próprias finalidades e objectivos estratégicos, mas também pode ser benéfica para colocar estrategicamente o projeto dentro de sua definição mais ampla institucional, a fim de maximizar o potencial de apoio institucional.

Posicionamento dentro da Instituição
Pesquisas mostram que para muitos tipos de digitalização da instituição de acolhimento serão convidados a desempenhar um papel na sustentação do recurso . Isto pode assumir a forma de atividade, tais como o fornecimento de instalações de servidores ou prestação de Biblioteca e suporte de TI em uma base semi-formal para a plena escala de financiamento e desenvolvimento. Para maximizar o potencial de apoio institucional algum esforço precisa ser colocado em posicionando estrategicamente a digitalização dentro da instituição. Algumas áreas práticas onde isso pode ser útil para o projeto poderia estar em:

Alinhando projeto visa aos da Instituição;
Capitalizando em economias de escala em infra-estrutura, equipamentos ou pessoal;
Construção de parcerias estratégicas entre os departamentos e outras instituições;
Desenvolver estratégias para a incorporação do trabalho ou resultados do projeto dentro de fluxos de trabalho institucionais
Algumas instituições podem ter uma estratégia global para a digitalização no lugar já. Isso poderá definir digitalização das instituições de visão, papéis e responsabilidades, e até mesmo fornecer orientações sobre armazenamento e infra-estrutura técnica, formatos de arquivo preferenciais, políticas e diretrizes. Alinhar o projeto a esta deve ser uma prioridade, a fim de maximizar o potencial de apoio institucional.

Plano de Sustentabilidade
Desenvolvimento de um plano de sustentabilidade é para todos o mesmo que desenvolver um plano de negócios no setor comercial. Estabelece o valor de projetos, a demanda esperada para o seu "produto" e como ele se encaixa estrategicamente no seu "mercado". Ao utilizar as informações e técnicas já no presente documento: para medir o valor de impacto, e procura, para entender as necessidades do usuário e posicionar estrategicamente o projeto, grande parte da informação incluída em um plano de sustentabilidade já será conhecido.

Um exemplo de conteúdo de um Plano de Sustentabilidade podem ser:

1. Meta de Impacto e Proposta de Valor
Estabelecer o impacto você espera que os resultados do projeto de ter em seus públicos-alvo, eo valor que ele traz (nova pesquisa, por exemplo, melhores processos, ampliando o acesso a recursos indisponíveis até então etc)

2. Realizar pesquisa de audiência / análise
Usando algumas das técnicas acima mencionadas, desenvolver uma análise do usuário clara.

3. Revisão concorrente
Examinar o que os outros estão fazendo na área escolhida. Definir a forma como o projeto complementa / constrói sobre o que se passou antes, o que é único sobre o projeto, e onde o projeto se encaixa.

4. Desenvolver estratégia de negócios / plano baseado em cima
Usando todas as evidências que têm sido recolhidos, defini-lo em um documento que pode ser usado para ganhar apoio.

Olhando para a sustentabilidade estratégica dentro da organização e desenvolvimento de um plano de sustentabilidade vai ajudar a entender melhor os objetivos e metas estratégicas, e também, espero, fazer o seu mais fácil angariar apoio para a sustentação do recurso para o longo prazo.

Plano de receita

Todos os recursos digitais exigem fundos para sustentá-los. Este trabalho tem falado muito sobre como maximizar o potencial de apoio institucional, mas o que dizer de outras maneiras em que os fundos poderiam ser levantadas para apoiar a viabilidade contínua de um recurso? Como observado acima, a cultura em HE, mas também até certo ponto, em outros organismos públicos, é para ser, com medo de abertamente comercializando recursos. Portanto exemplos de projetos que aumentam os fundos diretamente de seus usuários ou de atividade comercial e parcerias são relativamente raros no Reino Unido, onde a educação subvenções públicas, financiamento filantrópico ou contribuições institucionais prevalecer. No entanto, os exemplos de parcerias comerciais são comparativamente mais comum nos grandes museus, arquivos e bibliotecas.

Há preocupações a serem observados na avaliação do potencial de geração de receita comercial. Estes incluem:

É coerente com os valores centrais e reputação?
Existem as competências do pessoal e recursos para implementá-lo?
Há níveis de risco para o projeto e os riscos são aceitáveis.
A parte final deste artigo conselho lista as formas mais comuns de geração de receitas entre os recursos e serviços digitais. Muitas dessas informações são coletadas do papel JISC onde estes modelos de receita são classificados dependendo de como aqueles que pagam para o benefício de recursos a partir dele - se "diretamente" como no caso dos assinantes, ou "indiretamente" como no caso de anunciantes ( pdf).

Beneficiários diretos: assinatura, ou incide sobre indivíduos ou instituições
Neste modelo os custos iniciais da digitalização e acesso ao recurso são suportados pelo projecto no arranque. O acesso a alguns ou a totalidade do conteúdo é restrito a assinantes. Assinaturas são cobrados para recuperar os custos iniciais e em vigor pagar para o recurso. Pode haver também potencial para ultrapassar os custos de arranque e gerar um fluxo de receitas em curso. Há um risco de que as taxas cobradas não podem cobrir os custos. Publicações de periódicos acadêmicos costumam usar esse tipo de modelo, e é realmente adequado apenas para os proprietários de conteúdo exclusivo para os quais existe um mercado suficientemente grande.

Pay per view / uso (por conteúdo específico)
Este método difere do modelo de assinatura, pois os usuários são convidados a pagar somente para um determinado conteúdo, digamos por arquivo ou download artigo, ou, talvez, para acesso em tempo limitado. Mais uma vez, este tipo de geração de receita só é realmente apropriado para o conteúdo original que os usuários estão dispostos a pagar e depende também de grande potencial de mercado.

Colaborador (depositante, autor etc) paga
Este modelo é comumente usado por editores abertas, como um meio de manter livre no ponto de estratégias de uso de negócios. Ele funciona através da cobrança de taxas aos autores ou colaboradores de outros conteúdos, na forma de publicação ou taxas de hospedagem. Colaborador paga tende a funcionar melhor, onde os artigos originais ou material ter sido criado usando fundos públicos onde uma parte pode ser anulado logo no início para publicação.

Beneficiários indiretos host fundos da instituição ou contribuições em espécie
Como já foi mencionado acima, os projetos devem ser consistentes com os objetivos estratégicos da instituição e objetivos e, em seguida, fazer um caso para a sua organização de acolhimento de como eles criam valor para ele.

Patrocínio de empresas
Em patrocínio corporativo, as empresas podem pagar recursos de instituições de dinheiro ou em espécie para o direito de ser associado com a instituição - e atingir seu público-alvo - em uma variedade de maneiras. Este tipo de geração de receita pode ser vista com relativa frequência em museus maiores e em certa medida, HE, onde os patrocinadores podem pagar por um laboratório de ciências ou compra novo equipamento principal. Ele deve ser usado com cuidado, pois pode ser visto como um aval implícito da empresa e de seus produtos e serviços, o que pode causar preocupação se quaisquer percepções negativas da empresa existir.

Anunciantes
A publicidade é, de longe, o modelo de negócio mais prevalente para os provedores de conteúdo comercial na web. Ela pode causar preocupações em educação de todo o potencial de comercialização de bolsa de estudos. Publicidade também é relativamente difícil de implementar, pois requer pessoas qualificadas para sarna clientes e definir preços. Preços publicidade pode também oscilar significativamente de modo que não pode ser um meio habitual de apoio.

Grant e Filantrópica financiamento
Financiamento público para a digitalização muitas vezes vem em forma de doações de organismos públicos ou entidades de caridade. No entanto, é raro que concede publicamente alocados para fornecer o financiamento continuação necessária para sustentar os projectos, a longo prazo. Concessão de financiamento é por sua natureza responsável por projetos novos e inovadores. Há exemplos, a particularidade de os EUA, onde o financiamento filantrópico ou de caridade foi alocado para sustentar projetos de longo prazo, mas isso não é tão comum no Reino Unido.

Licenciamento
A propriedade intelectual que muitos projectos de digitalização em si próprio pode ser uma fonte de valor, e às vezes pode ser de uso para os usuários além de seu público principal. O licenciamento é o que gera receitas na indústria da música, por exemplo. Um modelo de licenciamento envolve a concessão de uma ou mais organizações de fora e permissão a responsabilidade de distribuir as saídas de um projeto. As receitas são geradas para os proprietários de conteúdo, na forma de royalties.

Conclusão

Sustentabilidade dos recursos digitais exige uma compreensão e análise de várias características de digitalização, incluindo técnicos, preocupações culturais, estratégico e econômico. A digitalização terá seu próprio contexto cultural e terá os seus próprios objetivos particulares e finalidade. Por isso, não é possível nem desejável impor um modelo fixo para a sustentabilidade. O que pode ser feito, porém, é a aplicação de uma abordagem planejada para a sustentabilidade digital que pode aumentar o potencial para a viabilidade a longo prazo dos recursos digitais. A chave para o planejamento para a sustentabilidade é ser capaz de articular o impacto, tanto esperado e real, da digitalização através de uma compreensão do uso e usuários, competitividade e valor. Desenvolvimento de um plano de sustentabilidade vai ajudar a maximizar o potencial para um futuro apoio, seja de concessão, financiamento filantrópico ou institucional, e também ajudar a avaliar o potencial de geração de receitas a partir de fontes mais comerciais. A pesquisa mostra que, em muitos casos em HE instituição de acolhimento será obrigado a cumprir algum papel na sustentação saídas de digitalização. Por isso, é essencial que os projectos ou serviços podem se alinhar a metas institucionais globais e missões, desenvolver parcerias institucionais e envolver o apoio institucional relevante no início do ciclo de vida do projeto, a fim de maximizar o potencial para que isso aconteça.
 
Primeira Eco-City da China toma forma
Até agora, Tianjin Eco-City, cresceu em 11,6 milhas quadradas de terra praticamente inabitáveis
 
Edital define critérios para o recolhimento correto de computadores e afins
Um dos editais de chamamento mais esperados, o que trata da aprovação e viabilidade técnica e econômica do sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes, já está à disposição dos interessados no site do Ministério do M
 
Governos de países em desenvolvimento terão recursos para desenvolver economia verde
A proposta é que a Parceria para Ação pela Economia Verde (Page, na sigla em inglês) estimule os investimentos em ativos econômicos verdes
 
Como computação em nuvem está ajudando empresas verdes
A Microsoft investiu em um estudo que encontrou "as pequenas e médias empresas podem reduzir o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, tirando partido das tecnologias de nuvem."
 
Indústria europeia de energia eólica offshore - Uma turbina por dia foi erguida em 2012
A indústria europeia de energia eólica offshore, atingiu um nível recorde em relação ao ano passado.
 
Construção de 3 laboratórios flutuantes de energia solar concentrada em Neuchâtel (CSP), Suíça
Cada laboratório flutuante é de 25 metros de diâmetro e irá transportar 100 painéis fotovoltaicos.
 
Agora vem a era da moda sustentável
Yoshiko Wada um estudioso têxtil de renome e artistas acha que agora podemos associar a palavra "sustentável" para a moda também!
 
Brasil sediará Fórum Mundial de Ciência em busca de sustentabilidade
Esta será a primeira vez que pesquisadores vão apontar soluções para os desafios do planeta fora de Budapeste, na Hungria.
 
Programa de Cidades Digitais será incluído no PAC
Além disso, o governo destinou mais R$ 100 milhões para o projeto, que poderá contemplar mais 200 cidades este ano.
 
Solução promete economia de até 60% da conta de energia elétrica na TI
Solução de gerenciamento de consumo de eletricidade identifica padrões e faz computadores trabalharem com o mínimo de ociosidade
 
ONU quer energia sustentável para todos até 2024
Mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo ainda não têm eletricidade, e mais de 2,6 bilhões dependem de biomassa para cozinhar e se aquecer.
 
Bloomberg confirma queda nos investimentos em energias limpas
Segundo a BNEF, US$ 268,7 bilhões foram investidos em energias limpas no ano passado, uma redução de 11% se comparado com 2011.
 
Cientistas revisam previsão do aquecimento global
O Met Office, o centro nacional de meteorologia britânico, revisou uma de suas previsões sobre o quanto o mundo ficará mais quente nos próximos anos.
 
Espanha tem a maior construção com materiais reciclados do mundo
O projeto foi idealizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Governo de Granada com a proposta de sensibilizar a população local sobre o cuidado com os resíduos pós-consumo.
 
Estudo mostra economia e meio ambiente em rota de colisão
Entre cinco maiores riscos citados tanto pelo impacto como pela probabilidade estão os desequilíbrios fiscais crônicos e a escassez no abastecimento de água.
 
Empresa inova no maior centro mundial de reciclagem de alumínio
Alumínio e reciclagem de rolamento da empresa Novelis, recentemente inaugurou uma reciclagem de alumínio $ 250 milhões e lançou o centro em sua fábrica em Nachterstedt, Alemanha.
 
Brasil integra a Plataforma Internacional de Biodiversidade
País terá acesso à infraestrutura e à tecnologia para o compartilhamento de dados que contribuirão com a gestão da biodiversidade brasileira
 
Produção de energia solar na Alemanha bate recorde em 2012
O investimento na adoção de uma matriz energética renovável vai pesar no bolso do consumidor alemão
 
Setor de óleos lubrificantes faz acordo com Ministério para reciclagem das embalagens plásticas
Izabella Teixeira diz que as empresas serão monitoradas pelo Ministério do Meio Ambiente por meio de um sistema online.
 
Um número crescente de bolsas de valores ao redor do mundo estão exigindo relatórios de sustentabilidade.
Além de obrigatoriedade de relatórios de sustentabilidade, as bolsas de valores estão trabalhando no sentido de reduzir seus impactos ambientais.
 
Volume de dados digitais em 2020 deve equivaler ao peso de 424 porta-aviões
Até 2020, o universo digital alcançará 40 ZB, um valor que supera em 14% as projeções anteriores.
 
Combustível Sustentável feito de ar e água
Os pesquisadores dizem que a gasolina não contém elementos prejudiciais como o enxofre
 
Chasing ice
James Balog, mostra como suas fotos podem contar a verdade sobre a mudança climática no mundo, em um poderoso e novo filme chamado Chasing Ice.
 
Conferência do Clima estende Protocolo de Quioto até 2020
Apesar de garantir que o segundo período de compromissos do único tratado climático internacional começará em janeiro de 2013, evento foi marcado pela falta de ambição
 
Atlas Amazônia sob Pressão: 240 mil km2 desmatados em 10 anos
O Atlas está focado em 6 pressões e ameaças atuais que sofre a região: estradas, petróleo e gás, hidrelétricas, mineração, fogo e desmatamento
 
Desmatamento e código florestal fazem Brasil despencar em ranking do clima
Da 7ª para a 33ª posição no ranking de países que adotam medidas para combater as mudanças climáticas.
 
O primeiro vôo movido a energia solar sem escalas ao redor do mundo com o Avião Solar Impulse
O avião, o Solar Impulse, foi concebido por Bertrand Piccard, que foi a primeira pessoa a viajar pelo mundo sem escalas em um balão de volta em 1999.
 
SolerCool-Pesquisadores americanos desenvolvem uma unidade de armazenamento de alimentos com energia solar para a India
O recipiente tem um telhado de painel solar que fornece energia para o interior fresco.
 
A Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais, que se realiza em Dubai, elevou temores em todo o mundo de que a liberdade na internet esteja ameaçada.
Para o especialista Wolfgang Kleinwächter, o risco de divisão da internet em redes nacionais existe.
 
Parques eólicos perto de aeroportos serão possíveis com o radar holográfico da Aveillant
O radar permite diferenciar turbinas de aviões das turbinas eólicas próximas aos aeroportos.
 
Vida urbana: especialistas apostam na tecnologia da informação
As estimativas são da Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os dias, cerca de 200 mil pessoas passam a morar em áreas urbanas em todo mundo.
 
Clima de incerteza marca Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas
Segundo observadores que acompanham os debates desde o primeiro dia, o clima de incerteza toma conta dos corredores da conferência.
 
China, Índia e Brasil emitiram mais gás carbônico em 2011, diz pesquisa
Pesquisadores na Grã-Bretanha indicam que China e Índia contribuíram bastante para que o mundo aumentasse em 3,5% as emissões de gás carbônico no ano passado.
 
Impasses e insatisfação marcam primeira semana da COP 18
Países em desenvolvimento e nações industrializadas ainda não conseguiram superar diferenças e nenhuma linha de negociação tem o que apresentar de avanço concreto na Conferência do Clima das Nações Unidas
 
Suécia importa lixo para manter geração de energia limpa
As autoridades suecas também não descartam a ideia de comprar o lixo produzido por países que têm dificuldade no tratamento. A Itália, por exemplo
 
Novo modelo climático Revela "influência humana perceptível"
Novo modelo climático, comparando 20 diferentes modelos de computadores para observações de satélite.
 
A Fiat apresenta seu modelo elétrico 500e 2013 no Salão do Automóvel de Los Angeles!
O novo carro 500e é alimentado por um motor elétrico de 111 cavalos de potência e uma bateria de 24 kWh de lítio-íon
 
Brasileiro desenvolve projeto de prédio autossustentável
Pesquisador desenvolveu metodologia para a criação de prédios autossustentáveis
 
Minicom lança programa de capacitação em TICs
O desafio dos próximos anos é universalizar o acesso à Internet.
 
Como os dados de tecnologia aberta estão transformando relatórios ambientais
Para os jornalistas ambientais ao redor do mundo, a falta de acesso a dados sobre as questões dos oceanos para saneamento pode tornar difícil a informar com precisão sobre projetos e políticas.Mas a tecnologia esta mudando o jogo.
 
Brasil não está preparado para os impactos das mudanças climáticas
Especialistas dizem que país não tem planejamento estratégico para minimizar os efeitos em setores como agricultura, energia e migração regional. Pesquisa mostra o Brasil como o 58º em vulnerabilidade.
 
O início da construção de primeira Fazenda Solar da Arábia Saudita no próximo ano, parte do investimento 109bn
O objetivo que já foi afirmado pela Arábia Saudita é de produzir 41.000 MW de energia solar à rede nacional até 2032.
 
Degelo de solo no hemisfério Norte pode liberar o dobro de carbono na atmosfera
Estudo do Pnuma aponta que liberação de carbono contido na matéria orgânica congelada no permafrost pode amplificar aquecimento global
 
Conferência do Clima das Nações Unidas começa no Catar
A COP 18 precisa definir o futuro do Protocolo de Quioto, estabelecer os fundamentos do próximo tratado climático, estruturar o financiamento de ações de adaptação às consequências do aquecimento global e acelerar a transferência de tecnologias limpa
 
A Ação Climática é a única maneira de acabar com a pobreza, diz Relatório do Banco Mundial
"Nós nunca vamos acabar com a pobreza se não combatermos as alterações climáticas. É um dos maiores desafios individuais para a justiça social de hoje. "
 
Brasil e Holanda assinam acordo de cooperação ambiental
Com a assinatura de uma carta de intenções, os dois países se comprometem a trocar conhecimentos sobre gestão de resíduos e reaproveitamento de lixo
 
Governo Federal lança campanha Brasil Orgânico e Sustentável
Objetivo é promover os produtos sustentáveis da agricultura familiar brasileira durante megaeventos esportivos
 
Bosch e Siemens seguem fora do projeto de energia renovável "Desertec"
A notícia chegou logo após a outra gigante industrial Siemens pronunciar que estava deixando Desertec também, no mês passado.
 
SP2040 traça diretrizes de longo prazo para orientar desenvolvimento sustentável da cidade
Plano, que envolveu mais de 25 mil paulistanos em colaboração direta e por meio de consultas públicas, propõe seis projetos catalisadores – Rios Vivos, Parques Urbanos, Comunidades, Cidade de 30 Minutos, Polos de Oportunidades e Cidade Aberta – para
 
China apresenta resultados de ações para lidar com as mudanças climáticas
O governo chinês divulgou nesta quarta-feira (21) o relatório Políticas e ações para lidar com as mudanças climáticas 2012.
 
Coca-Cola Brasil investirá quase R$ 23 milhões em programas para conservar a floresta
O anúncio está sendo feito durante solenidade na sede da FAS, em Manaus, com a presença do Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, e do superintendente-geral da Fundação, Virgilio Viana.
 
Estufas gigantes ganham prêmio mundial de arquitetura
Quem é apaixonado por paisagismo e arquitetura não pode deixar de conhecer as megaestufas construídas em Singapura para tornar a cidade mais verde.
 
Exposição Multimídia Amazônia Sustentável é um dos atrativos do Amazontech 2012
Segundo a coordenadora da Exposição Multimídia, Rejane Reis, a exposição apresenta contextos ecológicos, etnias, processo de ocupação, evolução histórica do desenvolvimento econômico e processos produtivos, destacando as oportunidades de uso sustentá
 
Brasil recicla 2,1 milhões de latinhas de alumínio por hora
Em 2011, país bateu recorde de reciclagem de latinhas de alumínio, reaproveitando 98,3% das embalagens de bebidas.
 
Mitigação e adaptação igualmente crítico para a segurança alimentar global
Dois novos relatórios sobre as alterações climáticas e ao fornecimento de alimentos indicam, entre outras coisas, que mais de 18 mil megatons de dióxido de carbono são liberadas na atmosfera anualmente pela agricultura e produção de alimentos.
 
Quadro regulamentar para o armazenamento de carbono
Palestrantes pediram uma mudança para o novo processo de utilização de carvão para minimizar o impacto ambiental
 
Matupi torna-se o principal pólo de devastação do Amazonas
É difícil respirar em Santo Antônio do Matupi, distrito localizado às margens da Rodovia BR-230, a Transamazônica, no município de Manicoré, ao sul do Amazonas.
 
Espanhol defende prioridade para as notícias na internet
O futuro modelo sustentável adotado pelas empresas de comunicação e a relação entre imprensa e sustentabilidade são destaques nos painéis e debates promovidos pela 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
 
Escassez de água vai atingir 10 bacias mundiais
O relatório da ONU, publicado recentemente, não traz boas notícias, no que toca ao tema da água.
 
União Europeia monitorará emissões do setor marítimo
A União Europeia (UE) vem sofrendo críticas dos mais diversos países, incluindo Brasil, China e Estados Unidos, desde que anunciou que vai incluir, a partir do ano que vem, empresas aéreas internacionais que utilizem os aeroportos europeus no seu esq
 
O Governo do Vietnã estabeleceu uma iniciativa verde, um esforço para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Relatórios afirmam Vietnã é o primeiro país em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico para criar de forma independente a sua própria estratégia verde, com o objetivo de mudar para uma economia de baixo carbono.
 
Nova "LISTA VERDE" mostra espécies no Caminho para o Sucesso Conservação
O objetivo da "Lista Verde" é destacar as espécies que são partes prósperas de um ecossistema saudável e vai enfatizar que a conservação é mais do que apenas evitar a extinção.
 
Comunidade Indígena, Tingui Botó recebe ações de desenvolvimento sustentável
Formada por 120 famílias a comunidade indígena Tingui Botó, localizada na Zona Rural de Feira Grande, conheceu as ações de desenvolvimento sustentável
 
Coreanos constroem protótipo de casa com mais de 95 soluções sustentáveis
A intenção é que a residência sirva de modelo para construções ecológicas no futuro.
 
A contribuição da Índia na luta contra o aquecimento global
A Índia é uma das economias que mais crescem na Ásia e também uma das que mais contribuem na luta contra as mudanças climáticas, investindo em energia eólica e no uso de pequenos sistemas solares.
 
23 usinas e 74 reatores nucleares têm risco de tsunami
Mais do que as usinas de Fukushima, eles colocaram abaixo a confiança que restava na energia nuclear.
 
Projeto Brasil Orgânico e Sustentável é apresentado na Bahia
A campanha pretende levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
 
Um lápis que se planta e dá vegetais, ervas e flores
Quando está demasiado curto, este lápis pode ser plantado em casa, no escritório ou na sala de aula
       
Um estudo recente sobre a sustentabilidade digital, definiu-o como:
 
Por:
Fonte:jiscdigitalmedia
Data:29/02/2013
 
The Guardian, Sustentabilidade Digital, o que significa?