Retirar plásticos descartados incorretamente no meio ambiente, gerar empregos no segmento de reciclagem e transformar tais resíduos em telhas plásticas recicladas e inovadoras, além de outros produtos. Este é o trabalho da Plasacre, empresa de Rio Branco (AC), que vem se destacando no ramo de reciclagem de plásticos na região norte e no país. O empreendimento é um caso raro, pois atua em todas as etapas do ciclo de reaproveitamento dos temíveis resíduos, desde a coleta, reciclagem até a transformação e comercialização de novos produtos.

O carro-chefe da Plasacre são as telhas plásticas coloridas no estilo romano, produzidas a partir de polietileno e polipropileno coletados nas ruas de Rio Branco. Elas são as únicas telhas plásticas reciladas e certificadas do país pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Selo Verde IPT, Falcon Bower ( selo norte-americano) e aprovadas pelo Inmetro. A vida útil das telhas é de até 30 anos.

O produto vem sendo adquirido pelo Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal no Estado do Acre, onde centenas de residências populares estão sendo construídas. Para viabilizar a aquisição, o Ministério das Cidades editou norma específica para as telhas plásticas.

Há três anos no mercado, a Plasacre nasceu da experiência de Eder Paulo dos Santos, empresário paulista, que atuava em um dos elos da cadeia de reciclagem de plásticos na cidade de São Paulo. Ele fornecia grânulos do material para indústrias de transformação. “Reciclagem é o ramo do futuro. Tudo na vida tem que ser reciclado, principalmente o lixo”, diz ele.

Convidado pelo governo acreano para fomentar a indústria local, o empresário se mudou para Rio Branco com o objetivo de montar empreendimento de transformação de resíduos plásticos. Em parceria com a prefeitura, acabou desenvolvendo um modelo de trabalho que envolve todas as etapas do ciclo de reciclagem de plásticos, gerando inclusão social e agregando valor aos resíduos. Cerca de duzentos catadores estão sendo beneficiados.

Além das telhas plásticas, a Plasacre também produz caixas agrícolas, mangueiras para irrigação, conduíte corrugado e tijolo ecológico para pisos, feitos de plásticos reciclados. Desde o dia 8 de fevereiro, a empresa lançou outra novidade: começou a produzir tampas de caixa d’água de plástico virgem, encomendadas pelo governo acreano para ajudar a combater a dengue no estado. Elas serão distribuídas para comunidades, onde há surto da doença.

Convênio

A Plasacre atua diretamente na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) da Prefeitura de Rio Branco graças ao convênio firmado entre eles, que permitirá a exploração de resíduos por dez anos. “Quando chegamos, pagava-se R$ 0,10/ quilo de plástico coletado. Hoje, pagamos R$ 0,60/ quilo aos catadores”, informa o empresário.

Na Utre 50 colaboradores, contratados pela empresa e que usam equipamentos de proteção individual (EPI), separam, lavam e trituram resíduos coletados nas ruas da capital acreana. Os plásticos de polietileno e polipropileno seguem para a Plasacre.

No momento, o volume de resíduos plásticos coletados chega a 20 ton/dia. A empresa produz de 400 ton/mês de produtos reciclados (telhas, mangueiras, conduítes, etc ). As telhas plásticas são responsáveis por 40% das vendas. O empreendimento ocupa terreno de 3 ha e possui sede própria com 3,2 mil m² de área construída.

Econômicas

As telhas plásticas da Plasacre são leves, duráveis, coloridas (azul, vermelho, branco, amarelo, cinza, verde e translúcida) e custam 40% menos do que as telhas de cerâmica. Enquanto 1 m² de telhas tradicionais de barro pesa entre 50 e 55 k, as plásticas pesam apenas 6 k. O produto é fornecido em placas – cada uma mede 70 cm x 50 cm e equivale a seis telhas de barro. Ganchos de encaixe travam umas às outras. Recurso anti UV repele a luz solar e reduz o calor interno em até 3 graus.

No início, a empresa enfrentou resistências para colocar o produto reciclado e inovador no mercado. “Não há indústria cerâmica no Acre. As telhas vinham de outros estados. Hoje, toda loja de material de construção tem nossos produtos. Conquistamos o mercado pela qualidade e preço”, ressalta o empresário. A aceitação do produto provocou salto na produção em torno de 70%, nos últimos dois anos.

“Sou apaixonado por reciclagem. Imagina tirar 400 ton de plástico por mês da natureza! Ganhar dinheiro com sustentabilidade, gerando emprego e fazendo bem ao meio ambiente é muito bom”, declara Eder.

Quase todos os prefeitos acreanos já visitaram a Plasacre, conta. A Prefeitura de Rio Branco ganhou prêmio de Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos em Dubai (Emirados Árabes). “Contribuímos para esse reconhecimento internacional”, diz orgulhoso.
 
Biocombustíveis sustentáveis ​​ e a mudança do uso indireto da terra
Este artigo dá uma visão geral do desenvolvimento da política da UE para os biocombustíveis sustentáveis
 
Estudante alemão cria colheitadeira eletromagnética que reúne energia de graça a partir do ar
Estas colheitadeiras podem reunir energia de graça a partir de praticamente qualquer coisa, inclusive de linhas aéreas eléctricas, máquinas de café, geladeiras, ou mesmo as emissões do seu roteador Wi-Fi ou smartphone.
 
Nanotecnologia brasileira para remover poluentes radioativos recebe patente
O nanomaterial pode ser usado para remover poluentes metálicos e tóxicos, incluindo os radioativos, presentes nos efluentes industriais.
 
Novas tecnologias levam turbinas eólicas para o alto mar
Especialistas buscam soluções para a instalação de turbinas eólicas flutuantes, hoje limitadas apenas às águas rasas. Dois protótipos já estão em teste, mas ainda é cedo para saber quem vai ganhar essa competição.
 
Descubra os 9 melhores games sobre Desenvolvimento Sustentável
Uma seleção de jogos para melhor compreender a necessidade de desenvolvimento econômico sustentável. Nós aprendemos de uma forma divertida para melhor gerir os recursos de energia, reduzir as fontes de poluição e proteger o ambiente.
 
Painéis solares de alta eficiência usando uma nova película holográfica
Ao contrário de módulos fotovoltaicos de hoje, este sistema necessita apenas de uma fracção do material semicondutor
 
Tinta de soja: Mito e realidade
Tinta de soja é realmente uma boa escolha ambiental? Se assim for, é que poderia ser melhor? Este artigo é uma tentativa de lançar alguma luz sobre o assunto, explorando quatro mitos comuns sobre a tinta de soja.
 
Peixe robótico ganha desenho de avião para gastar menos energia
uma das principais exigências é que esses peixes robóticos sejam capazes de navegar de forma eficiente, sem gastar muita energia, preservando suas baterias.
 
Falta de legislação adequada barra produção de energia limpa
Muitos países possuem condições climáticas ideais para geração de energia renovável: sol, vento e água corrente em abundância. Mesmo assim, faltam investidores. O motivo: a legislação precária do setor energético.
 
Geração de eletricidade com vapor de água, novo material criado
Um novo tipo de filme de polímero foi criado para gerar eletricidade quando é exposto a vapor de água.
 
Pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha desenvolvem "concreto biológico"
Sistema multicamada favorece o crescimento de organismos vivos
 
Baterias de trens eléctricos pode durar muito mais tempo, graças a nova pesquisas
Norfolk Southern Railway n º 999, que abriu há alguns anos, é a primeira da nação completamente elétrico
 
7200 Dispositivos de controle on-line, prontos para Hacking
2013 vai ser o ano de um ataque de grande utilidade, ou o ano em que a indústria se agrava com a segurança?
 
Plant-e, A partir de plantas, mais especificamente do seu processo de crescimento, pode criar-se eletricidade.
Células de combustíveis obtidas através de plantas microbianas
 
Pesquisadores Japoneses apresentam um novo tecido com células solares
O novo tecido é feito de finíssimas células solares entrelaçadas onde as pessoas podem alimentar os seus telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos com a sua blusa ou calça.
 
Norte-americanos criam ônibus elétrico que é recarregado a cada parada
Pesquisadores da Universidade de Utah, dos Estados Unidos, criaram o Aggie Bus, um ônibus capaz de receber cargas elétricas sem precisar ser abastecido.
 
A Cheap Trick permite uma eficiente captura de carbono
Os investigadores estão agora em busca de maior eficiência energética e métodos de baixo custo, diz Bernd Epple / Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha
 
Cubo Michael Jantzen Sun Altered
O Sun Altered Cube é parte de uma série de estruturas já concebidas, que exploraram formas inusitadas em harmonia com o ambiente natural.
 
Nanoestruturas triplicam a eficiência de células solares orgânicas
Dispositivos baratos e flexíveis de plástico que muitos cientistas acreditam que pode ser o futuro da energia solar.
 
Livros são produzidos com certificação e uso de plástico
Produção de livros certificados vem crescendo de 20% a 30% ao ano. Papel sintético leva na composição 75% de embalagens descartadas.
 
Uma garrafa de água que extrai água do ar
Nanotecnologia que é capaz de extrair água do ar mesmo em regiões de seca extrema.
 
Transformando plátisco velho em petróleo
Este sistema de base é capaz de converter aproximadamente 10 toneladas de plástico em cerca de 60 barris (ou cerca de 2.400 galões) de óleo por dia.
 
Técnica norte-americana transforma plástico velho em novo combustível
A técnica consiste em transformar o resíduo velho em um novo combustível de alta qualidade.
 
Nova Tecnologia Daylight Pipes em quartos sem janelas
luz natural para espaços sem janelas, através de uma série de tubos de alta tecnologia, sem ganho ou perda de calor.
 
Inovações tecnológicas do futebol ganham destaque na Soccerex
A Microsoft vai instalar aceleradores de negócios dentro das arenas para gerir uma novidade nos estádios brasileiros: o multipropósito - para dar lucro e se se tornarem negócios sustentáveis, eles servirão não apenas para o futebol, mas também para s
 
Electree+, carregador solar inspirado em um Bonsai é lançado no Kickstarter!
Com apenas 16 centímetros de altura, o + Electree pode caber em quase qualquer lugar que você precisa para adicionar um toque de decoração e está disponível em várias cores diferentes.
 
Greenpeace questiona o verde das nuvens
As tentativas de várias empresas para retratarem suas nuvens como inerentemente "verdes" tem diminuído, persistindo a falta de transparência e métricas muito pobres para medir o desempenho ou o impacto ambiental real
 
Novas tecnologias energéticas para futuro
Em três estudos publicados na edição atual da Tecnologia e Inovação - Proceedings, da Academia Nacional de Inventores , inovadores revelam tecnologias criativas que podem mudar as nossas fontes de energia, mudar a nossa utilização de energia e mudar
 
Nanopartículas - fazendo vapor sem ferver a água
Um novo truque poderia reduzir a energia necessária para muitos processos industriais e tornar a energia solar térmica muito mais barata.
 
Pesquisa mostra que podemos alcançar em espécies marinhas exatamente o que já fizemos em espécies de água doce
Biólogos da Universidade da Califórnia San Diego demonstraram pela primeira vez que a alga marinha pode ser tão capaz como a alga de água doce na produção de biocombustíveis.
 
Cambridge Solar Tool
O Mapa mostra para as empresas e proprietários de imóveis o quanto de eletricidade podem ser produzidos...
 
PARQUE VILLA-LOBOS TERÁ USINA DE ENERGIA SOLAR
Projeto pioneiro a ser instalado no parque da zona oeste em julho de 2013 será um experimento para o uso da energia fotovoltaica no abastecimento urbano; a usina vai custar R$ 13,3 milhões e entrará em funcionamento em dezembro do ano que vem
 
Telhas plásticas coloridas e sustentáveis são apresentadas no Amazontech
O plástico, quem diria, está deixando de ser vilão ambiental e se tornando alternativa para projetos de construção sustentável.
 
Seis extraordinários projetos de design, de interesse público são homenageados com prêmios SEED
Sessenta e cinco representantes de 21 países apresentaram seus projetos no International SEED Awards
 
Turbina eólica gigante sobre rodas pode ser instalado em qualquer lugar
É perfeito para gênios do mal, com uma consciência de energia limpa, para criação de suas bases remotas, ou para o apocalipse zumbi pós-vida.
 
Primeira célula solar do mundo construído apenas de carbono
Cientistas da Universidade de Stanford desenvolveram a primeira célula construída apenas de carbono, um material muito mais abundante e barato.
 
Especialista em biodiesel explica como futuras inovações poderão ajudar a perceber o potencial completo de algas biocombustíveis
"Biocombustíveis de algas não estão prontos para o horário nobre", disse o membro do comitê NRC Joel Cuello
 
Resíduos de esgoto são utilizados na indústria de papel e plástico
O esgoto já está sendo transformado em matérias-primas utilizadas por indústrias de papel e de plástico ao redor do mundo, graças a uma inovação.
 
Criada célula solar com uma única molécula
Pesquisadores alemães construíram uma célula solar molecular, formada por uma única proteína fotossintética.
 
Bola transforma chutes em energia
Eles criaram a sOccket, uma bola que tem a capacidade de gerar energia a partir dos chutes dos jogadores.
 
A Sharp desenvolveu painéis solares para janelas e varandas
A Sharp fabricante japonesa, anunciou esta semana a chegada do que espera ser o material de construção mais comum e revolucionário para janelas e painéis solares.
 
Sensores de medida de estresse hídrico em plantas otimizam o manejo da irrigação
A implementação deste novo sistema teria um impacto positivo sobre a eficiência da produtividade do uso da água e a qualidade de produção da indústria de frutas.
 
Energia Eólica de Alta Altitude, um enorme potencial
Uma série de empresas iniciantes estão explorando maneiras de aproveitar a enorme quantidade de energia eólica que flui ao redor da terra, especialmente em altas altitudes.
 
Embalagens sustentáveis vão além da capacidade de reciclar
O ato de projetar produtos em prol da sustentabilidade é tecnicamente possível. Para que isso ocorra são necessárias mudanças de comportamento e alterações nos padrões da sociedade
 
A Siemens desenvolveu as mais eficientes pás eólicas para turbinas, baseada em dinossauros!
No passado vimos turbinas eólicas inspiradas em barbatanas de baleia e espécies de árvores, mas agora os designers estão olhando para espécies animais extintas para criar a próxima geração de turbinas.
 
Sub-pavimentação painéis podem armazenar energia 'invisível'
O produto consiste em painéis ThermaPAVER hidrônicos térmicas localizadas sob lajes comuns, que utilizam a energia do sol para aquecer a água.
 
Silent Falcon
Um avião alimentado por energia solar que é capaz de permanecer no céu por 14 horas
 
Geoengenharia para esfriar a Terra seria menos dispendioso do que o esperado
De acordo com sua pesquisa, combater alguns dos efeitos da mudança do clima poderia custar USD $ 5.000 milhões por ano.
       
O produto vem sendo adquirido pelo Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal no Estado do Acre
 
Por:Vanessa Brito
Fonte:Sebrae
Data:20/02/2013
 
Empresa acreana produz a única telha plástica reciclada e certificada do país