Atualmente no cenário mundial, estão surgindo cada vez mais organizações preocupadas com a sua imagem perante a opinião pública. Para isso é preciso que haja uma evolução de conceitos como, por exemplo, a qualidade de vida de seus públicos (interno, externo, direto e indireto) isso nada mais é do que a Responsabilidade Social.
As mudanças de conceitos culturais, sociais e políticos fizeram com que as organizações olhassem de um ponto de vista mais estratégico a ambientalização de sua empresa dentro da sociedade.
A Responsabilidade Social não é um bicho de sete cabeças, apenas é preciso que se entenda o assunto para que não haja distorções perante o público-alvo e seus adjacentes. Portanto é preciso refletir sobre o que devemos fazer para que então sejamos compreendidos e principalmente lembrados pelo que fazemos de bom.
A percepção por boa parte dos empresariados sobre a necessidade de um desenvolvimento de Responsabilidade Social é elevar lucros e a conquista capitalista de seus acionistas. Dentro de uma visão estratégica sabemos que a Responsabilidade Social é uma Cartada de Mestre para uma boa colocação ou recolocação no mercado, porém é preciso cautela e entender que o conceito de Responsabilidade Social é amplo e precisa ser muito bem planejado para que haja sucesso.
Temos que entender que a organização é um reflexo do seu entorno, tendo em vista que o conhecimento externo é vital para um crescimento pleno da empresa.

Estar em uma ótima colocação no mercado não depende apenas de menores preços e qualidade de serviço, estes são pontos a serem acrescentados a outros conceitos tais como: sociais, políticos e culturais da organização.
Hoje em dia as pessoas deixaram de ser apenas consumidores para serem cidadãos conscientes, com isso procuram produtos e serviços que cumprem com suas responsabilidades com a sociedade. As organizações que trabalham com estes conceitos, são classificadas, como empresas cidadãs.
É válido ressaltar que para agregar valor a sua marca é preciso não apenas adotar uma política de doações filantrópicas e sim investir em projetos sociais, por exemplo, a Rede MC Donald´s, que promovem eventos como o MC dia Feliz e investem no Instituto Ronald MC Donald´s.
Não pense que ações de Responsabilidade Social são apenas para grandes organizações, empresas de pequeno e médio porte, não só podem como devem agregar valores, isso mostra o quanto a sua empresa é seria e preocupada com o bem estar dos seus colaboradores e comunidade onde se insere, ações simples neste caso fazem grande diferença.

A filantropia estratégica posiciona a organização perante a opinião pública, mostrando clareza e credibilidade, gerando um ciclo onde a sua marca sempre será lembrada com referencias favoráveis. Este tipo de ação engloba a questão de satisfação e bem estar dos colaboradores internos (funcionários), criando entretenimento para eles sejam inserindo-os dentro das atividades para com a comunidade, com esta atitude os empresários terão notoriamente ganhos múltiplos. Ganha a empresa e os negócios pela representatividade da marca e das ações sociais, ganham os funcionários pela experiência de humanidade e bem- estar, por fazerem parte de uma corrente positiva, ressaltando que a primeira e a principal propaganda positiva tem que derivar dos colaboradores, funcionário feliz é o mesmo que lucro para a organização.
Dentro do contexto apresentado, torna-se fácil o entendimento que um profissional de Relações Públicas em uma organização é de extrema importância para a saúde financeira e estratégica da mesma, o Relações Públicas visa traçar oportunidades de investimento a longo e a curto prazo tendo como resultado o sucesso no esforço distribuído dentro do plano de ação.
Empresário, o sucesso da sua organização depende apenas de você!
 
Uvaia – Uma rede social de consumo sustentável
Uma rede social de consumo sustentável, pioneira e inédita no mundo. Ela foi desenvolvida e patenteada por um grupo de empreendedores brasileiros, cujo porta-voz da Uvaia, Lucas Ribeiro, um de seus idealizadores.
 
Leroy Merlin recebe Prêmio TOP Anamaco 2012 de Sustentabilidade
Rede conquista reconhecimento em nova categoria pela Revista da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção
 
TOP 10: conheça as empresas de tecnologia mais sustentáveis do mundo em 2012
Avaliar as iniciativas que as principais empresas de tecnologia têm empregado para mitigar o impacto dos seus produtos. Este é o principal objetivo do Guia de Eletrônicos Verdes, publicado anualmente pela organização não-governamental Greenpeace
 
Moto relâmpago movida a energia solar, define novo recorde de velocidade para motos de produção em 189 MPH
Trabalhando com tecnologia solar, a empresa SMA América, e o piloto veterano Jim Hoogerhyde, conseguram atingir uma velocidade impressionante de 189,086 mph.
 
Puma está pronta para lançar linha de roupas esportivas reciclável e biodegradáveis
Ter roupas recicláveis ​​e biodegradáveis ​​em seu guarda-roupa pode, por vezes, significar o comprometimento da qualidade, mas os fornecedores sportswear multinacionais Puma pensaram em uma forma inteligente de fazer a sua no
 
Software da Virgin Atlantic economiza combustível e corta a emissão de 92 mil toneladas de carbono
O software monitora 300 pontos diferentes a cada vôo para ver onde o combustível pode ser usado de forma mais eficiente.
 
Honda diminui o tamanho do novo veículo elétrico (EV) para a cidade
O protótipo Honda Commuter Micro 2013 foi revelado em Tóquio, simbolizando o início de uma nova fase no desenvolvimento da fabricante japonesa de veículos elétricos(EV).
 
Turbinas eólicas geram energia alternativa no campo do Philadelphia Eagles
14 turbinas eólicas tranformam o campo do Philadelphia Eagles no mais ecologicamente correto de toda NFL.
 
Empresa inglesa quer parceria com Itaipu para desenvolver veículo elétrico global
A ideia é transformar o Brasil em um centro de referência para o desenvolvimento de veículos elétricos ou híbridos
 
Empresa desenvolve primeira escova de dente biodegradável do país
Unir a sustentabilidade com eficiência era a vontade do CEO da Dr.Veit Produtos Oral Care, Avelino Veit, quando resolveu criar uma escova de dentes biodegradável, mas que realmente fortalecesse os dentes, sem prejudicar o meio-ambiente.
 
Marks & Spencer vai usar a energia a partir de resíduos de alimentos
M & S assinou um acordo com uma empresa de gestão de resíduos para converter o seu desperdício de alimentos em eletricidade.
 
Volkswagen implanta projeto de sustentabilidade auxiliada por software e reduz emissões
A montadora implantou o software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi e de análise do ciclo de vida no processo industrial GaBi, ambos da fabricante alemã PE International.
 
Um aplicativo para dizer se há ingredientes geneticamente modificados em sua comida
Não há leis que dizem que as empresas têm de mostrar se estão usando ingredientes geneticamente modificados.
 
Hope lança linha de lingerie sustentável
Com Juliana Paes como garota-propaganda, a Hope lançou sua primeira linha de lingerie dentro dos padrões ecologicamente corretos.
 
Coca-cola e a Investe São Paulo anunciam a construção da maior fábrica mundial de produção de biomeg
O principal ingrediente das embalagens PlantBottle – primeira garrafa PET reciclável feita parcialmente de origem vegetal.
 
Sustentabilidade Empresarial, em números
Quem está acima, Quem esta abaixo, Quem se importa?
 
Petrobras integra Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo sétimo ano seguido
A estatal brasileira recebeu, pela sexta vez, a nota máxima no critério "transparência"
 
Itaúsa e o Itaú Unibanco compõem novamente o Dow Jones Sustainability World Index 2012/2013 (DJSI)
A nova carteira é composta por 340 empresas de 30 países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, das quais apenas 9 empresas brasileiras, incluindo a Redecard S.A. e a Duratex S.A.
 
Water Discus Hotels
Deep Ocean Technology anuncia planos para construir cadeia mundial de "Water Discus Hotels"
 
Aprovada redução de carga tributária para produtos feitos com material reciclado
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que elimina impostos de produtos feitos com material reciclado ou reaproveitado
 
Bayer expõe programa para construções sustentáveis durante Greenbuilding Brasil
A Bayer lidera uma “cadeia verde”, composta por representantes de todas as etapas do processo de construção
 
Empresas brasileiras reduzem nível de emissão de gases
Divulgado no relatório do Programa Brasileiro do Protocolo PGH, divulgado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces).
 
Aditivo ao Protocolo Verde dará mais efetividade aos princípios de sustentabilidade
Protocolo Verde aos termos dos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês), será criada uma comissão especial para propor ações e acompanhar sua consecução.
 
BRIQUETE É USADO COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL
O material é feito a partir de biomassas como a casca de arroz, bagaço e sementes de uva, bagaço de cana, serragem de pinus e de eucalipto, casca de babaçu e de café, resíduos de couro e de casca de amendoim.
       
As mudanças de conceitos culturais, sociais e políticos fizeram com que as organizações olhassem de um ponto de vista mais estratégico a ambientalização de sua empresa dentro da sociedade.
 
Por: Gabriella Santana Caldeirão
Fonte:
Data: 27/11/2012
 
Uma Visão Estratégica para a responsabilidade Social