México D. F. lançou nas ruas uma frota de 20 veículos elétricos, como parte de um programa piloto para reduzir as emissões de dióxido de carbono na cidade. Uma alternativa verdeque já foi lançada em outras cidades latino-americanas, como Bogotá, e espera ter resultados muito bons.

A capital mexicana é uma das maiores cidades do mundo (chega a 21 milhões, sem contar toda a área metropolitana) e uma das mais poluídas. O compromisso de veículos de emissão zero é apresentado como uma medida importante para melhorar a qualidade do ar da cidade, de saúde e os problemas ambientais que enfrentam os habitantes.

O modelo de táxi elétrico escolhido pelo governo local tem sido o Nissan Leaf, um veículo de cinco lugares, com autonomia e silêncio mais do que suficiente para se locomover pela cidade: entre 160 e 180 milhas (200 km, se a bateria estiver carregada por completo). Os táxis podem ser conectado a um ponto de carga ao lado da Catedral, no centro histórico da cidade. Os carros podem recarregar as baterias durante o dia por painéis solares instalados na estação e que fornecem 30% da energia. Além da recarga normal, com uma duração entre seis e oito horas, existe a possibilidade de recarga rápida de 30 minutos.

O governo local está buscando o apoio da iniciativa privada para ampliar a frota de táxis elétricos e esperam 100 veículos este ano.
 
Maior fazenda solar de propriedade comunitária do mundo está no Reino Unido
Westmill Solar Cooperativa confirmou a compra da fazenda solar por 16,5 milhões de Libras, localizado fora de Shrivenham na fronteira Wiltshire Oxfordshire.
 
Primeiro minicabs elétricos roll-out em Londres
Londres é configurado para ter sua primeira frota de minicabs elétricos lançados no próximo ano.
 
Três Cidades Sustentáveis em ascensão
Uma rápida viagem ao redor do mundo, olhando para três cidades sustentáveis ​​em ascensão e o que elas estão fazendo para se tornarem mais sustentáveis
 
Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos está sendo implementada
Implementação de legislação voltada para a gestão de resíduos sólidos é tema de entrevista com Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
 
Cidades digitais: pregão acontece no dia 09 de outubro
O Ministério das Comunicações faz no próximo 9/10 o pregão eletrônico para contratação das empresas responsáveis pela implantação das redes para 80 Cidades Digitais
 
Cidades Inteligentes
Cidades como Madrid, Barcelona, ​​Málaga e Santander já tem projetos em andamento para se tornarem Cidades Inteligentes.
 
As cidades do futuro vão ser cultivadas, não construídas
"Se não tivéssemos Júlio Verne especulando sobre ir para a Lua, não teríamos os engenheiros da Nasa trabalhando no projeto até os dias de hoje. Usamos essa narrativa como inspiração."
 
Belém sediará o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos em 2014
O Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o Workshop Anprotec são iniciativas impulsionadoras do movimento de empreendedorismo inovador
 
Construção do futuro é tema do ENINC 2012, que começa nesta quinta-feira
Palestrantes do Brasil, Japão, Itália e Inglaterra vão traçar um perfil das tendências para o setor construtor
 
Começa o Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha
Protótipos de 19 equipes para casas sustentáveis participarão da competição até 30 de setembro. Conheça as propostas
 
GBC Brasil apresenta referencial para a construção de residências sustentáveis
Em fase piloto, projeto quer criar parâmetros de sustentabilidade para casas de diversos tamanhos no Brasil
 
TEDx Pelourinho sediará debate por Cidades Inteligentes
Na segunda edição do evento, soteropolitanos e demais participantes poderão conhecer e debater novas fórmulas e alternativas para transformar as cidades.
 
Novo quadro regulatório para a mobilidade eléctrica
As novas disposições foram publicadas em Diário da República em Agosto último, à qual foi hoje acrescentada uma rectificação.
       
O compromisso de veículos de emissão zero é apresentado como uma medida importante para melhorar a qualidade do ar da cidade, de saúde e os problemas ambientais que enfrentam os habitantes.
 
Por:
Fonte: Twenergy
Data:
 
Programa piloto de taxi elétrico na Cidade do México.