O evento, que reúne mais de 400 jornalistas e profissionais do setor, traz à Capital o presidente do jornal El País (Espanha), Juan Luiz Cebrián, que é uma das estrelas da programação.

Segundo ele, a sobrevivência dos veículos de comunicação passa pela revolução digital. “O que deve vir primeiro são as notícias na internet. Chegar antes não deve ser característica do impresso. Adotamos esta prática e nos tornamos referência na rede”, afirma o presidente do periódico espanhol.

Assim como Cebrián, o professor da Universidade do Texas (Estados Unidos), Rosental Calmon Alves, considera o futuro modelo como ainda indefinido. “Muitos (modelos) devem surgir. Ter um canal (de comunicação) já não é privilégio, mas sim o que e como informamos”, diz, referindo-se às diversas opções de aplicativos disponíveis na internet.

Contramão

Ao contrário do cenário apontado em outros mercados, como o europeu, a tiragem dos jornais impressos ainda cresce em alguns países. É o caso do jornal El Tiempo (Colômbia), cujo presidente, Roberto Pombo, participa da SIP. 

De acordo com ele, na capital colombiana (Bogotá), o jornal papel vem crescendo devido à ascensão cultural e econômica das classes sociais. O mesmo acontece com os internautas.

Seguindo o discurso dos demais palestrantes da SIP, Pombo destaca que a cobertura jornalística dos veículos impressos devem focar matérias exclusivas a as chamadas grandes reportagens.

O jornalista Ricardo Gandour, do Grupo Estado, também aponta que os jornais impressos devem adotar uma abordagem mais analítica e aprofundada da notícia, comparada à cobertura feita pelos veículos online. Ele ressalta que, para manter uma marca jornalística viva, deve-se primar pela influência, credibilidade e independência.

Qualidade

A questão do pagamento pelo acesso ao conteúdo disponibilizado pela internet também é tema de debates na SIP. Os jornalistas Judith Brito, Folha de São Paulo, e Marcello Moraes, Infoglobo, afirmam que no Brasil a cobrança vem sendo adotada. “No conjunto de redes sociais e blogs, o exercício do jornalismo produzido por organizações é imprescindível pela qualidade da notícia”, argumenta Judith.

Ambos destacam como modelo de forma de cobrança o paywall poroso (pagamento por volume de notícias acessadas). Segundo Moraes, os veículos também têm como desafio criar produtos que atraiam a audiência do internauta, cada vez mais ávido por novos formatos de comunicação.
 
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O futuro modelo sustentável adotado pelas empresas de comunicação e a relação entre imprensa e sustentabilidade são destaques nos painéis e debates promovidos pela 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
 
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Fonte: A Tribuna
Data:
 
Espanhol defende prioridade para as notícias na internet