O documento, preparado pelo Instituto da Água, Meio Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas, em parceria com Programa da ONU para o Meio Ambiente e o Global Environmental Facility. É o resultado da análise de 200 grandes projectos mundiais relacionados com o meio aquático. A conclusão é que em 2050 acontecerá uma grave escassez de água em sete das dez principais bacias fluviais do mundo, nas quais residem uma quarta parte da população mundial.

O relatório fala de uma «bancarrota de água», devido a problemas como a urbanização e a actividade económica nas principais bacias fluviais do mundo e o aquecimento das águas oceânicas.

Mas nem tudo são más notícias: na 4ª edição do relatório sobre o desenvolvimento mundial da água, lançado no 6º Fórum Mundial da água em Marselha (França),pode ler-se que a redução do consumo total de água acontece decido a um aumento de eficiência, factores económicos, regulação e maior consciência de que é preciso poupar água.

Ainda assim, as alterações climáticas não deixarão de ter impactes sobre os recursos hídricos, o que vai levar, nomeadamente, a menos disponibilidade de água para a agricultura e menos potência hidroeléctrica.

Em Portugal, assim como na Ásia Central, Grécia, Itália e Espanha, o consumo de água para agricultura é de uma média de 50 a 60 por cento.

Atualmente, só na Europa existem cerca de 120 milhões de pessoas que não têm acesso a água potável.
 
União Europeia monitorará emissões do setor marítimo
A União Europeia (UE) vem sofrendo críticas dos mais diversos países, incluindo Brasil, China e Estados Unidos, desde que anunciou que vai incluir, a partir do ano que vem, empresas aéreas internacionais que utilizem os aeroportos europeus no seu esq
 
O Governo do Vietnã estabeleceu uma iniciativa verde, um esforço para ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Relatórios afirmam Vietnã é o primeiro país em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico para criar de forma independente a sua própria estratégia verde, com o objetivo de mudar para uma economia de baixo carbono.
 
Nova "LISTA VERDE" mostra espécies no Caminho para o Sucesso Conservação
O objetivo da "Lista Verde" é destacar as espécies que são partes prósperas de um ecossistema saudável e vai enfatizar que a conservação é mais do que apenas evitar a extinção.
 
Comunidade Indígena, Tingui Botó recebe ações de desenvolvimento sustentável
Formada por 120 famílias a comunidade indígena Tingui Botó, localizada na Zona Rural de Feira Grande, conheceu as ações de desenvolvimento sustentável
 
Coreanos constroem protótipo de casa com mais de 95 soluções sustentáveis
A intenção é que a residência sirva de modelo para construções ecológicas no futuro.
 
A contribuição da Índia na luta contra o aquecimento global
A Índia é uma das economias que mais crescem na Ásia e também uma das que mais contribuem na luta contra as mudanças climáticas, investindo em energia eólica e no uso de pequenos sistemas solares.
 
23 usinas e 74 reatores nucleares têm risco de tsunami
Mais do que as usinas de Fukushima, eles colocaram abaixo a confiança que restava na energia nuclear.
 
Projeto Brasil Orgânico e Sustentável é apresentado na Bahia
A campanha pretende levar esses produtos para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
 
Um lápis que se planta e dá vegetais, ervas e flores
Quando está demasiado curto, este lápis pode ser plantado em casa, no escritório ou na sala de aula
       
O relatório da ONU, publicado recentemente, não traz boas notícias, no que toca ao tema da água.
 
Por:
Fonte: Ambienteonline
Data:
 
Escassez de água vai atingir 10 bacias mundiais