O Green Building Council Brasil (GBC) apresentou na última semana o Referencial GBC Brasil Casa, que pretende criar parâmetros de sustentabilidade para residências do país. O projeto, ainda em fase piloto, usa como base o Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) for Homes, desenvolvido pelo GBC dos Estados Unidos.

O trabalho começou a ser desenvolvido há um ano, após crescente demanda do mercado. "Muitos proprietários nos procuravam para saber como construir uma casa sustentável, a preocupação com os materiais a serem utilizados e o que deveria ser observado", afirma Maria Cariolina Fujihara, coordenadora técnica do projeto.
O referencial tem o objetivo de criar parâmetros sustentáveis para residências de diversos tamanhos. Os empreendimentos serão avaliados nas categorias de implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais e créditos regionais, que variam de acordo com a região do país.
 
Cinco empreendimentos, um de cada região do Brasil, serão escolhidos para participar da fase piloto do projeto, que vai testar a aplicação do referencial. Não haverá restrições de tamanho para as residências, mas estas precisam ter prazo de execução de no mínimo um ano e estar no fim da concepção do projeto ou no início da obra.
O referencial deve ser finalizado em 2013. A partir de então, o GBC Brasil vai oferecer cursos de capacitação para profissionais interessados nas diretrizes do documento.
       
Em fase piloto, projeto quer criar parâmetros de sustentabilidade para casas de diversos tamanhos no Brasil
 
Por:
Data:
 
GBC Brasil apresenta referencial para a construção de residências sustentáveis